Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.12.22 - 13h39

Secretaria de Saúde do Recife conquista primeiro lugar no Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde

img_alt

Case sobre comunicação durante Pandemia da covid-19 e estratégias de vacinação rendeu à equipe de imprensa da Sesau o troféu na categoria Assessoria de Imprensa. (Giovanne Chamberlain/Ampe)


Uma premiação jornalística para celebrar a realização de um trabalho sanitário feito a milhares de mãos durante a maior emergência em saúde pública do país. Isso aconteceu na noite da última quinta-feira (1º), quando a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife conquistou o primeiro lugar na categoria Assessoria de Imprensa do 1º Prêmio Ampe de Jornalismo em Saúde. Em uma cerimônia realizada na sede da Associação Médica de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, as jornalistas Lorena Andrade, Ariana Catunda e Mariane Monteiro, que compõem a equipe de imprensa da Sesau, foram homenageadas pelo case de comunicação “Recife Vacina: um conjunto de estratégias criativas para vacinação contra a covid-19 na capital pernambucana”. 

O trabalho premiado apresentou como foi feita a divulgação das estratégias de vacinação utilizadas pela gestão municipal para ampliar o acesso dos recifenses aos imunizantes anticovid, engajar novamente o público que ainda precisava completar esquema vacinal e alcançar os novos grupos autorizados pelo Ministério da Saúde a receber o imunobiológico. Foram destacadas as ações do Carro da Vacina, Caldinho da Vacina e Parquinho da Vacina, cujos escopos foram desenhados pela equipe de Comunicação Institucional da Prefeitura do Recife.

Para garantir o sucesso dessas estratégias off-line, que, juntas, somaram mais de 275.000 doses aplicadas, a assessoria de imprensa da Sesau foi a ponte entre o serviço público e a população. Através de avisos de pauta, releases, notas, entrevistas em rádio, tv, portais e impressos, além de publicações nas redes sociais e site institucionais, a equipe trabalhou no intuito de disseminar essas informações de forma equânime, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

A missão de inserir na mídia os esforços da Prefeitura do Recife para ampliar a cobertura vacinal da covid-19 na cidade foi abraçada pela equipe e também pelos veículos de comunicação. Os materiais preparados foram amplamente divulgados em todo o estado e, extrapolando as fronteiras, também alcançaram canais de relevância nacional.

Além da categoria de Assessoria de Imprensa, o 1º Prêmio Ampe de Jornalismo em Saúde também homenageou as áreas de Jornalismo em texto, Telejornalismo, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Podcast jornalístico, Ilustração e Estudante. A premiação, que tem apoio do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), elegeu trabalhos relevantes que contribuíram para o cotidiano, inclusive durante a pandemia, e ainda nos dias de hoje difundem a verdade dos fatos em plena época em que as fakenews podem trazer consequência sérias para a sociedade.