Secretaria de Finanças

NOTÍCIAS

Finanças | 02.12.24 - 20h01

Prefeitura do Recife lança mutirão para negociar débitos de pequenos empreendedores



Desenrola Recife Pequenos Negócios vai integrar empresas inadimplentes e instituições financeiras com descontos de até 96% da dívida

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lança nesta segunda-feira (2) o Desenrola Recife Pequenos Negócios, um mutirão digital para auxiliar microempreendedores instalados no Recife no processo de negociação de dívidas, para que retornem à regularidade e possam voltar à plena atividade e a ter acesso a crédito. A ação está disponível no aplicativo Conecta Recife, no ícone Mutirão Desenrola Recife, ou pelo site desenrolapequenosnegocios.recife.pe.gov.br, integrando todas as instituições financeiras aptas a negociação de dívidas com os empreendedores. Vale para todas as empresas do Simples Nacional (faturamento anual de até R$ 4,8 milhões), com condições que podem chegar a 96% de descontos na dívida e parcelamento acessível. Quase 30 mil empreendedores do Recife serão avisados pelo Whatsapp da Prefeitura.

“Nosso trabalho tem um objetivo claro de turbinar o crescimento dos negócios no Recife e com um olhar especial aos pequenos empreendedores. O primeiro passo para se desenvolver é arrumar a casa, negociar pendências para voltar à regularidade e poder trabalhar sem restrições. É isso que a gente vai fazer com os pequenos negócios do Recife, que é mostrar as condições especiais do mutirão de negociação e trazê-los para a plena atividade de poder trabalhar, planejar o crescimento com acesso a crédito e podendo investir, já que as dívidas estarão resolvidas”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.

As condições vantajosas para renegociação de dívidas estarão disponíveis até 31 de dezembro para pessoas jurídicas, especialmente para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), com faturamento de até R$ 4,8 milhões e que estão inadimplentes em dívidas bancárias até 22/03/2024.

Ainda de acordo com a secretária Joana Portela Florêncio, o trabalho da equipe de Desenvolvimento Econômico do Recife levantou dados e necessidades de todos os atores possíveis para a solução do problema. “Depois de um encontro com o Governo Federal para tratar dessa realidade dos negócios do Recife, reunimos todos os bancos, falamos da importância para a economia de ter essa faixa de empreendedores de volta à saúde financeira, pedimos a adesão e com condições positivas de negociação e recebemos esse retorno, com as instituições participando com a gente”, detalhou.

O passo seguinte foi criar o Portal  desenrolapequenosnegocios.recife.pe.gov.br. “Viabilizamos o link para o empreendedor consultar a situação do CNPJ no SPC/Serasa e, vendo a situação, o portal já disponibiliza os links de cada banco para que ele acesse o ambiente da instituição e negocie a melhor forma de pagamento da dívida. Para fechar o suporte, estruturamos um time para atender o empreendedor pelo whatsapp da Prefeitura no caso de quaisquer dúvidas no processo e também para direcionar o contato para o banco específico, caso seja uma dúvida relacionada à dívida”, complementou a secretária.

*PROGRAMA ACREDITA* - O Mutirão Desenrola Recife Pequenos Negócios integra o eixo do programa Acredita, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que visa ampliar o acesso ao crédito para diversos segmentos da população, especialmente pequenos empreendedores, para impulsionar o desenvolvimento econômico, a geração de renda e emprego no Brasil. Ele busca fortalecer a gestão financeira dos negócios por meio de capacitações e facilitar o acesso a crédito.