Parque da Tamarineira entra no orçamento da União 2012
A licitação das obras de construção do novo parque da Zona Norte deve ser lançada no primeiro semestre do próximo ano
Uma grande notícia para os recifenses, em especial, os moradores da Zona Norte. O Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União para o próximo ano e incluiu a destinação de recursos para a construção do Parque da Tamarineira na soma de investimentos repassados aos municípios. O valor do repasse para o empreendimento deve ficar em torno de R$ 30 milhões, o que praticamente garante a implantação de uma área de lazer com mais de nove hectares, num dos pontos mais valorizados da cidade, a Tamarineira.
Dentre várias idéias propostas para o novo espaço de lazer, a Prefeitura do Recife optou pela realização de um concurso público para a concepção arquitetônica do parque. O certame foi vencido pela LF Empreendimentos e Projetos Arquitetônicos LTDA, que irá tocar o projeto. Nele, está prevista a utilização do edifício principal para abrigar um museu e um centro de convivência. Outras ações propostas são a de revitalização do canal do Jacarezinho e a criação de labirintos de jardins – uma alusão à história do lugar como um centro de tratamento de transtornos mentais.
O projeto executivo das obras deve ficar pronto até o final de março de 2012. Já a licitação para o início da construção do parque será lançada até junho.
Histórico - O Parque da Tamarineira foi desapropriado pelo prefeito João da Costa em 2010. A decisão foi tomada após ouvir representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a questão sobre o destino da área. Também foi levado em conta o resultado de uma enquete realizada no portal da PCR, que registrou a opinião de quase 12 mil internautas.
Hoje, o espaço é um Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav), tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 28 de abril de 1993, inserido na Área de Reestruturação Urbanística (ARU) e integra o Setor de Sustentabilidade Ambiental (SSA-2) no novo Plano Diretor do Recife. Atualmente, funcionam no local, o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA).