NOTÍCIAS

Cultura | 03.01.12 - 11h11

Prefeitura usará bombas elétricas para acabar com alagamentos na Agamenon Magalhães

Com o objetivo de evitar alagamentos na Avenida Agamenon Magalhães, a Prefeitura do Recife vai adotar o sistema de drenagem forçada com bombas elétricas para impulsionar com mais rapidez o fluxo das águas das chuvas no Canal Derby/Tacaruna, que corta o corredor. O processo de licitação da compra das bombas foi iniciado, e serão investidos cerca de R$ 1,7 milhões para a aquisição dos equipamentos.

Serão instaladas seis bombas próximo às comportas localizadas na altura do Shopping Tacaruna e do Hospital Português. O sistema de drenagem forçada funciona por meio de sensores que serão acionados no momento em que a quantidade de água acumulada no canal chegue ao limite. O conjunto de bombas forçará mecanicamente a pressão das águas em quatro mililitros por segundo para chegar até os rios Capibaribe e Beberibe. Com o aumento do escoamento da drenagem, serão evitados os alagamentos ao longo da Agamenon Magalhães.

Um sistema similar já é adotado no cruzamento das avenidas Recife e Dom Helder, na entrada do Ibura onde existe uma estação com quatro bombas. A drenagem forçada da Agamenon Magalhães, vai beneficiar também o sistema de canaletas e galerias de ruas próximas do corredor nos bairros de Santo Amaro, Campo Grande, Encruzilhada, Torreão, Derby, Boa Vista, Ilha do Leite e Ilha do Retiro serão beneficiados com o sistema artificial de drenagem.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital, em um prazo de 15 dias o processo licitatório será concluído. “A estimativa é que no mês de junho todo o sistema de drenagem forçada já esteja em funcionamento na extensão Derby/Tacaruna, para garantir, no período de inverno, menos pontos de alagamentos na Cidade”, estima o secretário.

Limpeza - Outra ação iniciada para evitar os alagamentos na cidade foi a limpeza dos canais. O trabalho começou, em dezembro, também na Agamenon Magalhães e vai desobstruir os 66 canais do Recife até o final de abril através de um investimento de R$ 4 milhões.