Secretaria de Educação inicia 2012 com formação para professores
A qualificação segue até o próximo dia 11, reunindo cerca de 550 educadores e monitores do Programa Mais Educação
Por Suzan Vitorino
O ano mal começou e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) já iniciou as formações continuadas para os professores da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 550 educadores contratados por tempo determinado e monitores do Programa Mais Educação estão participando, no Centro de Formação de Educadores, Professor Paulo Freire, desde esta segunda-feira (02), nos turnos da manhã e da tarde, de capacitação com temáticas sobre a “Organização da Educação em Ciclos de Aprendizagem”, “Educação Inclusiva”, “Avaliação” e “Preenchimento dos Diários de Classe”. Na manhã desta terça (03), a secretária de Educação, Ivone Caetano, presenciou a atividade.
“Formação para os professores não é um dever e sim um direito. O educador precisa dessa qualificação para refletir suas práticas e voltar para a sala de aula ainda melhor”, fala a secretária. Ivone orientou os participantes quanto à responsabilidade do educador em sala de aula. “Segundo Paulo Freire, em todos os momentos estamos aprendendo. Precisamos pensar nisso quando entramos na sala de aula: o que vamos ensinar, como e de que forma esse conteúdo vai interferir na vida do estudante”, concluiu a secretária.
Uma das formandas presentes, a professora Márcia Rocha, da E. M. Mário Melo, situada no bairro de Campo Grande, conta que vai usar o conteúdo aprendido na formação, em sala de aula. “É tudo muito proveitoso. Ontem estudamos os ciclos de aprendizagem e hoje estou ansiosa para aprender ainda mais sobre o preenchimento de caderneta”, confessa a educadora, que está na Rede Municipal desde outubro de 2011.
A professora da Gerência de Avaliação da SEEL, Roberta Santos, explicou aos presentes a importância do registro e da avaliação de cada estudante. “Avaliar é ter um julgamento sobre uma realidade concreta. Eu avalio para continuar ou mudar meu conceito sobre tal situação. Se a mudança que eu espero não ocorre, eu mudo o meu planejamento, para alcançar o que pretendo”, ensina. Para a educadora, registrar é a alma do negócio no processo de avaliação. “Caso eu esqueça de algum detalhe, eu vou ter o registro para relembrar qual o nível de cada estudante no começo do Ano Letivo”.
A formação segue até o próximo dia 11. Nos dias 12 e 13 de janeiro, haverá o planejamento para o Projeto Escola de Verão. Finalmente, no período de 16 a 24 de janeiro, os estudantes participarão do Projeto Escola de Verão em 60 unidades educacionais das 6 RPAs do Recife onde estão matriculados.
A gerente de 1º e 2º ciclos da SEEL, Mariza Augusta, explica que o projeto vai trabalhar os componentes curriculares de forma lúdica, “tornando a aula mais atrativa para os alunos, a exemplo do estudo do texto através de jogos teatrais e a matemática por meio de jogos. Sobre a formação no Paulo Freire Mariza acrescenta: “Ela dá as boas vindas aos professores; estamos fazendo uma explanação sobre a dinâmica da Rede e redimensionando o fazer pedagógico com enfoque lúdico”, finaliza.