NOTÍCIAS

Cultura | 03.01.14 - 16h34

PCR mobiliza força-tarefa para auxiliar vítimas de incêndio na Imbiribeira

[caption id="attachment_42380" align="aligncenter" width="680"] Mais de 80 profissionais de três secretarias e diversos órgãos estão envolvidos na ação. (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife montou uma verdadeira força-tarefa para atender em caráter de emergência as famílias vítimas de um incêndio que destruiu, na madrugada desta sexta-feira (3), grande parte das residências localizadas na comunidade Salinas, no bairro da Imbiribeira.

Mais de 80 profissionais de três secretarias (Governo e Participação Social, Infraestrutura e Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e diversos órgãos, como Emlurb, Guarda Municipal e Secretaria Executiva de Controle Urbano estão envolvidos no atendimento aos moradores da comunidade Salinas. As equipes são formadas por assistentes sociais, psicólogos, arquitetos, engenheiros civis, técnicos, garis e pessoal de apoio.

Na manhã de hoje, um posto de atendimento foi montado pela Secretaria-Executiva de Defesa Civil e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para o preenchimento do Cadastro Social e atendimento à comunidade. Após o cadastro, ficou constatado que 34 famílias ficaram desabrigadas, totalizando cerca de 103 pessoas. Apenas uma família - uma mãe e seus quatro filhos - foi encaminhada ao abrigo oferecido pela Prefeitura na Travessa do Gusmão, na Rua Imperial. Os moradores restantes optaram por ficar alojados na casa de parentes e amigos.

Ao todo, foram distribuídos às famílias cadastradas 50 colchões, 60 cestas básicas, 60 kits de higiene, 100 lençóis e 60 toalhas de banho. Também foram distribuídos cerca de 110 almoços. Na próxima terça-feira (07), será realizado um mutirão, na Escola João Paulo, localizada na própria comunidade, para providenciar a documentação das pessoas atingidas pelo incêndio.

O mutirão começa a partir das 8h e contará com a presença do Instituto Tavares Buril, da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, para a emissão da segunda via de documentos como certidão de nascimento, casamento, óbito, carteira de identidade, carteira profissional, entre outros.

Doações estão sendo enviadas à própria comunidade ou poderão ser entregues ao Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), na Rua Imperial, 203, no bairro de São José. Prioritariamente, os desalojados necessitam de alimentos não-perecíveis e utensílios domésticos.