Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 03.01.17 - 15h50

Livro interativo traz diversão e consciência ambiental para crianças

Já está disponível para download o Mangue e Tal Playbook, resultado de parceria entre a PCR, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e a Unicap

 

O primeiro livro digital da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, que combina jogos, vídeos, leitura e conscientização ambiental, já está disponível para download. É o Mangue e Tal Playbook, livro interativo acessível para celulares e tablets que operam com sistema Android. São cinco jogos inéditos, além de nove criados pelos desenvolvedores de games vencedores das duas edições do Desafio EcoRecife.

O playbook traz jogos ambientados no Recife, com seus rios e mangues, numa plataforma digital com diversas atividades lúdicas ligadas ao meio ambiente. As crianças poderão brincar com desafios de memória, caça ao lixo no rio, ver vídeos sobre águas, verde urbano e reciclagem, entre outras aventuras. Também podem se divertir com um gibi que conta a história da Turma Mangue e Tal, formada por seis personagens do Programa Educar para uma Cidade Sustentável, da Prefeitura do Recife.

O livro digital será instalado nos mais de 4,5 mil tablets presentes nas escolas municipais do Recife, ficando disponíveis para mais de 60 mil estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5 ano).

Em um dos games, o usuário controla o caranguejo-robô Du Porto para coletar pneus, latas e outros resíduos do leito do rio. No jogo da memória, é preciso acertar onde estão os pares de saguim, capivara, tamanduá e outros animais que compõem a fauna recifense.

Quem for visitar o Econúcleo Jaqueira, espaço de educação ambiental da Prefeitura do Recife instalado no Parque da Jaqueira, também poderá conhecer o livro interativo, na sala de jogos digitais. O espaço funciona de quinta a domingo, das 9h às 17h. De 31/12 a 11/1, haverá um recesso, mas a partir de 12/1 a programação será retomada, com a Ecoférias.

PARCERIA – A iniciativa do Mangue e Tal Playbook é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e o curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2016 e teve sua primeira exibição na Campus Party Recife, em agosto deste ano.

A equipe conta com a participação de vários profissionais com formação na área de jogos digitais: o game designer Daniel Nipo, os artistas Vinicius Omena e Alana Carneiro, os programadores Gabriel Carvalho e Raphael Albino e o designer de som Jonathan Rodrigues.