Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.01.18 - 23h17

Prefeito inaugura 14ª Academia Recife com homenagem a Camilo Simões

img_alt

Praça no entorno do equipamento também passou por requalificação. Academia Recife Camilo Simões vai beneficiar mais de 5 mil moradores da localidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A inauguração da 14ª Academia Recife na noite desta quarta-feira (3) veio carregada de simbolismo com a homenagem ao ex-secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, um dos idealizadores do projeto que permite aos recifenses acesso à prática esportiva ao ar livre. O prefeito Geraldo Julio entregou o equipamento ao lado da família de Camilo. A unidade está situada no bairro do Porto da Madeira, Zona Norte da cidade, e vai beneficiar mais de 5 mil moradores das localidades vizinhas.

"A gente está chegando a 75 mil pessoas malhando nas Academias Recife. Essa é a 14ª e já está com quase 1.500 pessoas inscritas. Considero importante essa homenagem que a gente faz a Camilo, porque ele tinha esse sonho de ver uma cidade viva e se movimentando e a praça foi totalmente reformada para receber a academia e o quiosque de jogos", afirmou o prefeito Geraldo Julio.  A área onde foi instalada a Academia Recife, conhecida como Praça dos Caminhoneiros, também passou por requalificação, ganhou um quiosque para jogos, nova iluminação e paisagismo. O espaço também foi batizado com o nome do ex-secretário. A iniciativa de homenagear Camilo é de autoria do vereador Jayme Asfora, que propôs a nomeação do equipamento. 
 
Emocionada com o gesto, a publicitária Marta Lima agradeceu a homenagem. "É uma mistura de emoções, muita saudade, muito orgulho e gratidão pela Prefeitura, que em várias iniciativas têm dado continuidade ao trabalho de Camilo", disse. Para marcar o momento, o prefeito plantou uma muda de árvore na praça.
 
Quem fez uso dos equipamentos aprovou o espaço. A bombeira civil Patrícia Gomes, 47 anos, é assídua frequentadora das Academias Recife e já percorreu três unidades. Patrícia ia de bicicleta para Jaqueira ou para Torre na tentativa de melhorar o condicionamento físico. "Foi a melhor coisa para a comunidade, porque a gente estava sentindo falta desse espaço. Antes, aqui não tinha utilização alguma e o lugar se transformou em um estacionamento de caminhão. A gente sempre brigou para ter uma academia aqui", contou a moradora. 
 
Para a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Ana Paula Vilaça, o projeto das Academias Recife já está consolidado e tem rendido bons resultados para a população. "A gente tem vários casos de pessoas que já emagreceram, voltaram para a prática de atividades físicas. Então é um projeto que coíbe o sedentarismo e ajuda as pessoas a se movimentarem, além das pessoas que tem uma melhoria na saúde."
 
Na unidade Camilo Simões, as inscrições para começar a utilizar o espaço foram abertas em dezembro. Até o momento, 1.203 pessoas já garantiram a vaga. Ao todo, são 250 m² de área, 26 equipamentos em aço inoxidável para musculação, alongamento e ginástica localizada, com estofados em tecido naval e acabamento polido para reflexão do sol. A academia vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h e aos sábados das 5h30 às 9h30.
 
Já a Praça Camilo Simões passou por ampla reforma durante os meses de novembro e dezembro, com investimento de R$133.258,73.As intervenções realizadas pela Emlurb contemplaram instalação de um quiosque em madeira com 25m², passeios em toda a praça com largura de 1,5 metros, duas mesas com quatro bancos cada e dois bancos em granilite. Além disso, foi realizado o aterro com areia, a recuperação da iluminação e o paisagismo em todo o espaço, cuja área é de 1.589,81 m².