NOTÍCIAS

Cultura | 03.02.14 - 22h41

Mensagem do Prefeito à Câmara destaca ações da gestão

[caption id="attachment_43409" align="alignleft" width="680"] Documento foi lido pelo secretário de Planejamento do Recife, Alexandre Rebêlo, durante o início dos trabalhos legislativos. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

A mensagem do prefeito Geraldo Julio aos vereadores do Recife traduziu o esforço da gestão municipal em desenvolver políticas públicas com foco na inovação, para fazer da capital pernambucana uma cidade melhor para se viver e para se trabalhar. O documento foi lido pelo secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, durante o início dos trabalhos na Câmara, nesta segunda-feira (3).

O texto seguiu acompanhado do Relatório de Gestão 2013, intitulado Resultados para um novo Recife. O documento entregue à Câmara compõe um conjunto de informações sobre as principais ações da Prefeitura. Os 40 vereadores da Casa José Mariano estavam presentes à sessão de abertura, que foi acompanhada, também, pelo secretário de Relações Institucionais, Fred Oliveira.

Alguns pontos foram ressaltados na leitura do documento, entre eles o investimento em capital humano para a estruturação do modelo de gestão. Foi a partir da decisão de implantar este novo modelo que a Prefeitura do Recife alcançou os resultados alcançados em 2013. Por meio de um trabalho com foco, planejamento, metas, prazos e acompanhamento sistemático foi possível garantir investimento recorde já no primeiro ano da gestão de Geraldo Julio. Em 2013, a Prefeitura chegou a marca de R$ 530 milhões investidos em bens e serviços permanentes à população, superando o montante de R$ 121 milhões dos primeiros anos nas três últimas gestões (valores corrigidos pelo IPCA).

O documento entregue na tarde desta segunda reúne, por eixos de atuação, os principais desafios da gestão, com maior detalhamento sobre os programas, projetos e atividades que, somados, resultam na visão estratégica e de futuro. É possível verificar, primeiro, ações consideradas urgentes a serem realizadas; o “dever de casa”, com atuação permanente na manutenção e ordenamento da cidade. Num segundo momento, o relatório ratifica o compromisso assumido pelo prefeito com base no cumprimento do Porgrama de Governo. E, por fim, o desafio de construir um importante legado para estruturação de uma cidade melhor para se viver, com intervenções estruturadoras para o futuro, se propondo a ir além do “dever de casa”.

Sobre a atuação dos legisladores, o prefeito Geraldo Julio ressaltou, na mensagem, o trabalho da Casa: “Na relação com a Câmara Municipal encontramos a parceria necessária para o encaminhamento das questões de interesse público, com a vigilância no acompanhamento das ações do governo, cumprindo com dedicação sua missão constitucional. Registramos nosso reconhecimento de que o ritmo e a abrangência de muitas ações realizadas foram viabilizados por instrumentos normativos discutidos e aprovados com agilidade e zelo."

E encerrou falando das expectativas para os próximos anos decorrentes das conquistas de 2013. “Temos a convicção de que os resultados conquistados no ano de 2013 pavimentaram o caminho a ser percorrido e nos animam a perseverar em busca destes ideais."