NOTÍCIAS

Cultura | 03.02.14 - 18h56

Professores e gestores das escolas integrais da PCR passam por semana de formação

[caption id="attachment_43340" align="alignleft" width="680"] A partir de segunda (10), 130 docentes da Secretaria de Educação vão atuar nas cinco primeiras escolas do Recife a adotar o Programa de Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI). (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

Na manhã desta segunda-feira (3), cerca de 50 educadores da rede municipal do Recife participaram da abertura da semana de formação continuada para gestores e professores das escolas integrais, que atendem aos alunos do 6º ao 9º ano (ensino fundamental II). A formação será ministrada pela equipe do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da Secretaria de Educação na implantação do Programa de Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI). As atividades seguem até sexta-feira (7), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

A formação é voltada para 130 profissionais da educação que estão tendo o primeiro contato com o modelo de educação integral nas cinco escolas do Recife que adotam o modelo a partir deste mês de fevereiro. As primeiras unidades atendidas pelo programa são as Escolas Municipais Nadir Colaço (no bairro da Macaxeira), Pedro Augusto (na Soledade), Antônio Heráclio do Rêgo (em Água Fria), Divino Espírito Santo (Caxanga) e Dom Bosco (Jardim São Paulo).

O programa de EMTI oferta atividades além do currículo escolar tradicional, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de práticas que auxiliarão a construção de seu projeto de vida. As aulas nas unidades integrais começam na próxima segunda-feira (10) para os cerca de 2.000 estudantes matriculados. Até 2016, o programa será ampliado para todas as unidades que atendem aos alunos do 6º ao 9º ano (ensino fundamental II).

“Estamos realizando uma revolução na rede municipal do Recife. A partir da implantação do programa de escolas integrais, vamos melhorar a qualidade da formação dos nossos estudantes e prepará-los, desde cedo, para um futuro promissor”, reforçou o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, durante a abertura do evento de formação dos professores.

O secretário Executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, afirmou que o modelo vai auxiliar na promoção da cidadania. “Os alunos vão receber a melhor preparação possível para enfrentar o mercado de trabalho em Pernambuco e no mundo. Nossos estudantes precisam competir de igual para igual, com qualquer estudante da rede particular. Com essa formação, estamos iniciando um modelo estruturado, que não contempla só o tempo integral, mas sim uma educação diferenciada”, assinalou.

A inovação pedagógica é o ingrediente que vai impulsionar o programa de Escolas Municipais em Tempo Integral, opina a representante do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), Thereza Barreto. "Estamos iniciando um divisor de águas na rede municipal do Recife. Por meio de aposta numa mudança que já está consolidada no Estado, a cidade vai ofertar aos estudantes uma escola diferenciada, na qual a unidade vai se tornar uma grande sala de aula, deixando os parâmetros tradicionais de ensino."

A vice-gestora da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo, Marília Marins, acredita que, a partir da formação específica, os docentes do modelo integral de ensino poderão manter um acompanhamento mais intenso do desenvolvimento dos estudantes. “A expectativa é bastante positiva. Para nós, professores, esse modelo de ensino vai ajudar na produção de planejamento de aula com mais atenção, possibilitando um maior aprofundamento nas pesquisas”, afirmou.