NOTÍCIAS

Cultura | 03.02.15 - 13h16

Emlurb testa equipamentos capazes de reduzir em até 40% o consumo de energia

Iniciativa é proveniente de um acordo de cooperação com a empresa espanhola Salicru. Cinco estabilizadores energéticos estão instalados em três vias da capital

Ampliar a eficiência da rede de iluminação pública, buscando a economia no consumo de energia. É com essa proposta que a Prefeitura do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), iniciou, nesta segunda-feira (2/2), os testes com cinco estabilizadores energéticos instalados em três avenidas da cidade, que permitem a redução de gastos de até 40% no caso das lâmpadas de vapor de sódio. Os equipamentos foram fabricados pela empresa espanhola Salicru, que possui um acordo de cooperação com a Emlurb para a execução desse projeto.

Os estabilizadores-redutores de fluxo luminoso, como são chamados, serão testados durante um mês e foram instalados nos quadros principais da linha de iluminação pública, abrangendo o total de 168 luminárias. Eles têm as funções eliminar as variações de tensão nos sistemas de iluminação, o que diminui o custo do consumo e aumenta o tempo de vida das lâmpadas; e também de reduzir o nível de iluminação nos horários de pouco movimento, mantendo a segurança nas vias. As avenidas Boa Viagem e Recife receberam dois equipamentos cada, já a Domingos Ferreira conta com um equipamento.

“A Prefeitura vem trabalhando fortemente para oferecer um serviço de qualidade para a população e esta iniciativa é mais um exemplo disto. A instalação desses equipamentos, ainda que a título de teste, é estratégica no nosso objetivo de garantir a eficiência energética e prolongar o tempo de vida útil da rede de iluminação pública, gerando economia financeira, além de benefícios ambientais”, explica o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA – Em dois anos, a Prefeitura do Recife realizou a troca de 43 mil lâmpadas. Além disso, também houve o início da modernização do sistema de iluminação pública da cidade, com a troca de lâmpadas de vapor de sódio por equipamentos de LED e vapor metálico. As novas luminárias são mais econômicas e têm uma vida útil maior que as atuais. Ao todo, a PCR modernizou 849 pontos de iluminação, a um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. Foram contempladas com as lâmpadas em LED as avenidas Visconde de Jequitinhonha e Domingos Ferreira, em Boa Viagem; a Martin Luther King (Cais do Apolo) e o Marco Zero, no Bairro do Recife. Já as avenidas Antônio de Góes, no Pina, e Brasília Formosa receberam as novas lâmpadas em vapor metálico.

SALICRU – Sediada em Barcelona, na Espanha, a multinacional Salicru pesquisa e desenvolve, desde 1965, equipamentos eletrônicos de energia para garantir o fornecimento contínuo, limpo e confiável de eletricidade, sendo hoje considerada líder no mercado espanhol.