Prefeito Geraldo Julio abre encontro da FNP no Recife
A reunião preparatória para o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável foi realizada nesta sexta-feira (3) com abertura do prefeito Geraldo Julio. O prefeito deu as boas vindas aos prefeitos e representantes de prefeituras que participaram do ato realizado na capital pernambucana e que foi promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Geraldo, que é membro da diretoria da FNP, estava acompanhado pelo presidente e ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Larcerda, e pelo presidente da Fecomércio e do conselho deliberativo do Sebrae, Josias Albuquerque.
O encontro serviu para discutir o papel das cidades na economia e política global, o ambiente de negócios, entre outros assuntos para serem aplicados no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que será realizado em abril, em Brasília-DF. Geraldo é vice-presidente para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, e aproveitou para ressaltar a importância da Frente para conquistas para os municípios.
“É um encontro preparatório e importante para os prefeitos e representantes. O objetivo aqui é inserir os municípios nos principais debates nacionais. Acredito que vamos criar uma delegação representativa para o encontro de abril em Brasília”, destacou Geraldo. “Nos últimos anos, os municípios brasileiros receberam muitas atribuições e obrigações, mas os recursos ficaram cada vez mais concentrados em Brasília. Os municípios querem fazer um debate equilibrado sobre isso e a FNP tem um papel fundamental”, acrescentou.
<.>
A reunião preparatória serviu como apresentação da IV edição do EMDS, abrindo espaço para que o público pudesse contribuir na construção do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país. O EMDS, realizado pela FNP em parceria com o Sebrae, será de 24 a 28 de abril de 2017, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF, e deve receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.
A programação da reunião preparatória contou com uma Oficina de Trabalho do Programa Fortalecer Municípios sobre o Projeto de Modernização da Administração Tributária (PMAT). Também houve o lançamento do PMAT para o Desenvolvimento Local com foco nos municípios do G100 Pernambuco, que abrange cidades com mais de 80 mil habitantes. Houve ainda orientações aos gestores municipais sobre outros projetos oferecidos pela FNP para o desenvolvimento das cidades, entre eles: Tópicos em Parcerias Público-Privadas; Capacitação em Instrumentos de Transparência e Dados Fiscais; Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Ruas Completas; Qualificação da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente; Modernização da Gestão da Rede Pública de Educação Municipal.