Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 03.02.23 - 17h42

Artesãos recifenses se preparam para comercializar seus produtos no Carnaval

img_alt

Trabalhadores manuais terão estandes na Central do Artesanato, que será instalada pela Prefeitura do Recife a partir da semana pré-carnavalesca. (Foto: Divulgação)

 

Depois de dois anos sem a Folia de Momo em decorrência da pandemia,  36 artesãos recifenses selecionados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife - Prodarte estão se preparando para comercializar sua produção durante o Carnaval deste ano. Os 36 trabalhadores manuais assinaram nesta sexta-feira (2), durante reunião que contou com a presença da secretária executiva de Empreendedorismo, Ana Paula Lins, o termo de compromisso para comercialização de seus produtos durante os festejos do Recife. Além deste grupo, outras oito artesãs em situação de vulnerabilidade, selecionadas pela Secretaria da Mulher, também estarão expondo produtos artesanais nos estandes disponibilizados pela Prefeitura do Recife.  

Cada artesão terá direito a estande na Central do Artesanato, que será instalada a partir do dia 15 de fevereiro na Rua Domingos José Matins, no Bairro do Recife. A Central vai funcionar na semana pré-carnavalesca, de 15 a 17/02, das 16h até meia noite. Já a partir do Sábado de Zé Pereira (18), o horário será das 16h até às 2h. Além do espeço, os artesãos vão dispor de bancos e prateleiras para expor seus produtos. Ao todo, o processo de seleção contou com 65 artesãos inscritos, cadastrados no Prodarte. Durante a reunião de hoje, além do contrato, os artesão ficaram por dentro das regras para participar do evento, assim como tiveram a oportunidade de tirarar suas dúvidas.

Seu Natanael Santana produz adereços, fantasias e camisas carnavalescas. Para ele, que já participa do evento pelo 12º ano, além das vendas, o espaço é uma oportunidade de grande visibilidade para os seus produtos. Já Caio Brito, que trabalha com objetos em corda e outros materiais, participa pela primeira vez e está com grande expectativa. "Estou produzindo bastante e espero vender tudo", afirma.

Dona Maria Angélica dos Reis, de 70 anos, participa pelo 22º ano do espaço disponibilizado pela Prefeitura do Recife. Ela trabalha com vários adereços e acessórios em fitas. Segundo Maria Angélica, as vendas sempre foram muito boas. "Foi juntando dinheiro com as vendas em vários carnavais que consegui comprar a minha casa. Realmente, é muito gratificante", frisou.

PROGRAMA -  O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife - PRODARTE, foi criado pelo Decreto nº 13.894/87 com o objetivo de fomentar o artesanato do Recife por meio do apoio aos artesãos cadastrados na Prefeitura do Recife, através do fortalecimento, geração de renda e da divulgação cultural do município. Os artesãos vinculados, encontram no Programa a estrutura ideal para a participação em feiras e eventos, além de contar com estrutura permanente em alguns pontos da cidade. A equipe do Prodarte orienta e apoia a produção artesanal, bem como facilita o acesso a capacitações com o intuito de qualificar o trabalho desses artistas manuais.