Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 03.03.23 - 20h11

Centro Clarice Lispector recebe homenagem na Câmara Municipal do Recife

img_alt

Completados em 18 de dezembro de 2022, a solenidade marcou a comemoração dos 20 anos da instituição, que é referência no Brasil. Iniciativa foi proposta pela vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB). (Foto: Divulgação/PCR)

 

Por seu trabalho de acolhimento e atendimento prestados às mulheres em situação de violência doméstica e sexista, o Centro de Referência Clarice Lispector ganhou homenagem promovida pela Câmara Municipal do Recife, nesta quinta-feira (2). A solenidade marcou a comemoração dos 20 anos da instituição, completados no último dia 18 de dezembro. A iniciativa foi da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, prestigiou a solenidade e reforçou o compromisso da Prefeitura do Recife em fortalecer a promoção de políticas públicas para as mulheres.
 
“São duas décadas do Centro de Referência Clarice Lispector. Mas para este equipamento nascer, ele precisou ser gestado por uma legião de mulheres que ousaram se rebelar contra a opressão machista, patriarcal e misógina há muito tempo. Desde Catarina Paraguaçu, que questionou o porquê das mulheres indígenas não serem escolarizadas, até Marielle Franco, símbolo da luta das mulheres negras e periféricas por direitos, que foi arrancada de nós há cinco anos”, destacou a secretária do Recife Glauce Medeiros, na solenidade.
 
A secretária da Mulher reafirmou o compromisso da gestão na promoção de políticas públicas para mulheres. “Recife foi vanguardista na promoção de políticas públicas para mulheres a partir da instituição da Coordenadoria da Mulher (2001), da criação do Centro em 2002. É preciso reconhecer o papel dos ex-prefeitos João Paulo, João da Costa e Geraldo Julio, que marcaram significativamente seus mandatos com avanços importantes na política de gênero. E o nosso prefeito João Campos, que imprimiu uma nova marca no brasão da prefeitura com um leão e uma leoa marcando a igualdade de gênero, que fez do Recife a primeira capital com paridade de gênero no secretariado e nos cargo de gestão”, afirmou.
 
Um dos equipamentos pioneiros do País no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica, o local funciona na Rua Silva Ferreira, nº 122, no bairro de Santo Amaro, 24 horas, todos os dias da semana e conta com espaço para o abrigamento emergencial de usuárias em atendimento, acompanhadas ou não de filhos. Em 2022, o Centro, além das unidades descentralizadas nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara e no Julia Santiago realizaram mais de 14 mil atendimentos distribuídos em primeiro atendimento, atendimento psicológico, jurídico, social, Liga Mulher, Whatsapp 24h, entre outros.
 
No plenário, a vereadora Cida Pedrosa falou sobre a solenidade. “Estamos aqui para celebrar os 20 anos de um espaço que é referência no Brasil. Um centro de combate à violência doméstica que conta com uma equipe multiprofissional de trabalhadoras que acolhem as pessoas e não transformam dor e sofrimento em estatística. Que chamam pelo nome e honram as trajetórias daquelas que tocam a campainha do equipamento, sem transformá-las em números, sem julgá-las ou revitimizá-las. Trabalhadoras que não dormem enquanto não resolvem um caso, que dão plantão em delegacias, que movem suas vidas para que outras mulheres tenham direito de viver e serem felizes”, pontuou.