Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 03.03.23 - 12h53

Programa Gramadão: Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira, é entregue revitalizado

img_alt

Ação da Prefeitura do Recife dá cara nova aos campos de várzea da cidade, com revitalização completa e implantação de grama sintética. Prefeito João Campos inaugurou o segundo campo do Programa na noite desta quinta-feira (2). (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Os peladeiros e peladeiras do Recife já têm o segundo campo do programa Gramadão pronto para ser utilizado. O novo espaço, que ganhou grama sintética e total revitalização, foi o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira, e foi inaugurado, na noite desta quinta-feira (02), pelo prefeito João Campos. Ao todo, dez espaços esportivos vão passar por requalificação em toda a cidade. Os locais, além do gramado, recebem novas traves, terraplenagem, drenagem e alambrados. O projeto faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro. O primeiro equipamento foi entregue na Vila Aliança, no Ipsep, no início de fevereiro.

“É uma alegria estar aqui hoje, fazendo o que a gente gosta, trabalhando pelo Recife. Este é o segundo campo society gratuito, público, da cidade do Recife. O nosso papel é trazer para a população da cidade a mesma qualidade do privado para que as crianças possam jogar e praticar atividade física. Uma criança que cresce dentro de uma sala de aula e praticando esportes não se perde na violência, ou nas drogas”, enfatizou João Campos.

O secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, destacou a qualidade e a tecnologia utilizada na reforma dos espaços públicos, além da importância destes equipamentos para promoção da saúde. "É mais um campo totalmente novo, com tecnologia de primeiro mundo no material utilizado. Recife gosta desse pioneirismo, de ser a primeira cidade de Pernambuco a ter um equipamento assim disponível gratuitamente para a população. E não para por aqui. Já inauguramos um no Ipsep, uma arena para jogos um contra um no Ibura, e ainda temos o restante do nosso programa Gramadão. Tudo feito com a melhor qualidade para fomentar que todos possam ter prazer em praticar esporte e melhorar nossos índices de saúde", pontuou Rodrigo.

A escolha dos locais para o recebimento das estruturas é realizada a partir de um mapeamento dos espaços e campos existentes, considerando as necessidades da área. Quem aprovou a transformação do Campo do Jardim de Alá foi Derick Nunes, de 13 anos, aluno do 9º ano e que pratica futebol no local, pertinho de casa e da escola em que estuda. “Eu achei muito bom, vai ajudar muita gente. Eu vou treinar hoje, primeiro dia depois da mudança. O espaço ficou muito bonito, grande, a grama ficou boa e a iluminação também. Ficou bem claro aqui, antes era muito escuro. Eu sou da Escolinha do Biu e já treinava aqui antes com o grupo”, contou ele.

CAMPO NO BRILHO - A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 104 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente. O campo do Jordim de Alá foi um dos contemplados com a iniciativa.

ARENA 1x1 – Os entusiastas do futebol um contra um ganharam um espaço totalmente novo para a prática, no Ibura, na antiga praça do Lixão. Agora um local totalmente revitalizado, o primeiro campo society 1x1 público do Recife mede 18,90m x 12,60m. A modalidade, historicamente popular nas ruas brasileiras, prioriza a habilidade individual do atleta. A composição envolve um goleiro e um jogador de linha em cada equipe. Embora exija desenvoltura física dos praticantes, que precisam defender e atacar em curtos espaços, pessoas de quaisquer idades podem participar. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.

ASSUNTOS: