NOTÍCIAS

| 03.04.12 - 11h30

Arte contemporânea e música pop entram em cartaz no Mamam

A mostra, que faz parte do Abril Pro Rock 20, reúne cartazes de bandas nacionais e estrangeiras

A arte gráfica voltada para a música ocupa o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, a partir da próxima quarta-feira (4). A exposição Pôster Arte Design, que integra o circuito de atividades do Abril Pro Rock, traça um recorte do trabalho de artistas que bolaram peças para turnês, shows, festivais, álbuns e outras produções e marcaram artisticamente a história da música no Brasil e no Mundo.

São centenas de cartazes, alguns dos quais assinados por nomes locais, como Paulinho do Amparo, Jota Borges, Superterra, Derlon e Fernando Peres, designers brasileiros como Silvia Rodrigues (BA), George Frizzo (CE) e Rafael Silveira (PR). Dentre os mais contemporâneos - saindo quase diretamente da gráfica para a parede do museu -, os pôsteres da turnê dos 15 anos de Los Hermanos, cuja estreia nacional acontece no Recife, no dia 20 de abril.

É uma coleção inédita que se configura com uma intercessão das linguagens da música e design. É sem dúvida uma mostra significativa para o Mamam e seu público”, comenta Beth da Mata, diretora do Museu. Quem visitar a exposição terá acesso também a um ateliê para confecção de cartazes com acompanhamento da equipe do educativo do Mamam.

Com curadoria de Paulo André Pires e apoio do Abril pro Rock, a mostra integra o APR20 – a vigésima edição do festival. O público poderá observar obras colecionadas pelo produtor cultural desde a década de 80 em viagens pelo País e entre tours no exterior, além de algumas peças adquiridas no mercado de arte, e até trabalhos especialmente encomendados com tiragem limitada.

Guardo há muitos anos a ideia de exibir um pouco da história do design via a repercussão da música. O papel da arte gráfica sempre mereceu um olhar muito especial na produção cultural e o próprio surgimento do Abril Pro Rock já trazia a preocupação com esse diálogo. Antes mesmo do APR existir, no nosso primeiro show em 1990, convidei a designer Carla Sarmento e a artista plástica Oriana Duarte para realizar nosso cartaz. O bom é que pelo design e pela música, aqui se vê um pedacinho da história da cultura pop”, conta Paulo André.

Algumas peças chegam com o carimbo de passaporte gringo, como pôsteres do projeto New Brazilian Music – Pernambuco, que em 1996 levou a Londres Otto, Nação Zumbi e DJ Dolores, e cartazes de turnê de shows de Chico Science e Nação Zumbi na Bélgica e na Alemanha, na década de 90, ou o registro da passagem de Cascabulho pelo Canadá em 1999. E entre os momentos históricos da música nacional, está o cartaz do retorno dos Mutantes em 2006, no encontro Tropicalia – A Revolution in Brazilian Culture, que contou ainda com DJ Dolores, Orquestra Imperial, Nação Zumbi e Caetano, no Barbican Centre, Londres.

Além da brasilidade do design para a indústria musical, também figuram na mostra gratas surpresas como peças de divulgação de atrações mundiais como Iggy Pop, Slayer e Beastie Boys, além de artigos raros de atrações de diversos países da África.

Arte no APR - Além de Pôster Arte Design, o festival também promove a exposição Memorabilia, de 5 a 29 de abril, no Centro Cultural Correios.

Um dos mais importantes festivais do país, o Abril Pro Rock chega à 20ª edição em 2012. Consolidando o caráter plural de oferecer ao público um panorama da produção contemporânea da música pop mundial, traz neste ano apresentações inéditas como a abertura da turnê de 15 anos dos Los Hemanos, os ícones internacionais Exodus (metal), Antibalas (Afrobeat) e Buraka Som Sistema (kuduro), além de nomes consagrados como Otto e Mundo Livre S/A.

Numa realização da Astronave Iniciativas Culturais, o APR20 conta o patrocínio de Petrobrás, Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Copergás, Pitú, Bis e Ministério da Cultura - Governo Federal, além do apoio da Aeso (Barros Melo).