Arte contemporânea e música pop entram em cartaz no Mamam
A mostra, que faz parte do Abril Pro Rock 20, reúne cartazes de bandas nacionais e estrangeiras
A arte gráfica voltada para a música ocupa o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, a partir da próxima quarta-feira (4). A exposição Pôster Arte Design, que integra o circuito de atividades do Abril Pro Rock, traça um recorte do trabalho de artistas que bolaram peças para turnês, shows, festivais, álbuns e outras produções e marcaram artisticamente a história da música no Brasil e no Mundo.
São centenas de cartazes, alguns dos quais assinados por nomes locais, como Paulinho do Amparo, Jota Borges, Superterra, Derlon e Fernando Peres, designers brasileiros como Silvia Rodrigues (BA), George Frizzo (CE) e Rafael Silveira (PR). Dentre os mais contemporâneos - saindo quase diretamente da gráfica para a parede do museu -, os pôsteres da turnê dos 15 anos de Los Hermanos, cuja estreia nacional acontece no Recife, no dia 20 de abril.
“É uma coleção inédita que se configura com uma intercessão das linguagens da música e design. É sem dúvida uma mostra significativa para o Mamam e seu público”, comenta Beth da Mata, diretora do Museu. Quem visitar a exposição terá acesso também a um ateliê para confecção de cartazes com acompanhamento da equipe do educativo do Mamam.
Com curadoria de Paulo André Pires e apoio do Abril pro Rock, a mostra integra o APR20 – a vigésima edição do festival. O público poderá observar obras colecionadas pelo produtor cultural desde a década de 80 em viagens pelo País e entre tours no exterior, além de algumas peças adquiridas no mercado de arte, e até trabalhos especialmente encomendados com tiragem limitada.
“Guardo há muitos anos a ideia de exibir um pouco da história do design via a repercussão da música. O papel da arte gráfica sempre mereceu um olhar muito especial na produção cultural e o próprio surgimento do Abril Pro Rock já trazia a preocupação com esse diálogo. Antes mesmo do APR existir, no nosso primeiro show em 1990, convidei a designer Carla Sarmento e a artista plástica Oriana Duarte para realizar nosso cartaz. O bom é que pelo design e pela música, aqui se vê um pedacinho da história da cultura pop”, conta Paulo André.
Algumas peças chegam com o carimbo de passaporte gringo, como pôsteres do projeto New Brazilian Music – Pernambuco, que em 1996 levou a Londres Otto, Nação Zumbi e DJ Dolores, e cartazes de turnê de shows de Chico Science e Nação Zumbi na Bélgica e na Alemanha, na década de 90, ou o registro da passagem de Cascabulho pelo Canadá em 1999. E entre os momentos históricos da música nacional, está o cartaz do retorno dos Mutantes em 2006, no encontro Tropicalia – A Revolution in Brazilian Culture, que contou ainda com DJ Dolores, Orquestra Imperial, Nação Zumbi e Caetano, no Barbican Centre, Londres.
Além da brasilidade do design para a indústria musical, também figuram na mostra gratas surpresas como peças de divulgação de atrações mundiais como Iggy Pop, Slayer e Beastie Boys, além de artigos raros de atrações de diversos países da África.
Arte no APR - Além de Pôster Arte Design, o festival também promove a exposição Memorabilia, de 5 a 29 de abril, no Centro Cultural Correios.
Um dos mais importantes festivais do país, o Abril Pro Rock chega à 20ª edição em 2012. Consolidando o caráter plural de oferecer ao público um panorama da produção contemporânea da música pop mundial, traz neste ano apresentações inéditas como a abertura da turnê de 15 anos dos Los Hemanos, os ícones internacionais Exodus (metal), Antibalas (Afrobeat) e Buraka Som Sistema (kuduro), além de nomes consagrados como Otto e Mundo Livre S/A.
Numa realização da Astronave Iniciativas Culturais, o APR20 conta o patrocínio de Petrobrás, Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Copergás, Pitú, Bis e Ministério da Cultura - Governo Federal, além do apoio da Aeso (Barros Melo).