NOTÍCIAS

Cultura | 03.04.12 - 16h43

João da Costa acompanha inauguração do Terminal Integrado do Aeroporto

O novo terminal funcionará com sete linhas integradas, favorecendo diretamente cerca de 21 mil moradores de seis comunidades da Zona Sul

[caption id="attachment_15965" align="alignleft" width="334" caption="Nova integração beneficiará diretamente cerca de 21 mil moradores. Foto: Fernando Silva"][/caption]

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na manhã desta terça-feira (03), juntamente com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, da inauguração do Terminal Integrado do Aeroporto, o primeiro dos 12 terminais de integração que serão construídos até o final de 2014. O equipamento foi construído pelo Governo do Estado e faz parte do projeto de expansão do Sistema Estrutural Integrado (SEI). O Terminal já começa a operar na segunda-feira (09) e beneficiará, principalmente, moradores do Jordão.

Para o gestor municipal, o funcionamento do Terminal, além de contribuir para o transporte público da capital pernambucana, favorece a economia local. “A inauguração desse terminal é de extrema importância para consolidar o crescimento econômico da cidade. Reduz o desemprego, gera emprego e renda para os recifenses, proporcionando melhores condições de vida”, disse o prefeito.

Já para o governador, com o Terminal Integrado do Aeroporto, os moradores da região passarão menos tempo dentro dos coletivos “No lugar dos ônibus disputarem com os carros, vamos fazer com que o transporte coletivo alimente o metrô com a integração. O nosso objetivo é evitar que a população passe muito tempo preso com congestionamentos. Tendo uma integração ligada ao metrô, o descolamento das pessoas é mais rápido”, declarou Eduardo Campos.

A nova integração beneficiará diretamente cerca de 21 mil moradores das comunidades do Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão e QG Aeronáutica. Com o sistema em funcionamento, além da redução dos custos com o transporte, os passageiros terão mais mobilidade. Todas as linhas operarão com a tarifa A de R$2,15.

Projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o TI possui 6.123 m² e recebeu R$ 3,8 milhões de investimento. O sistema contará com funcionamento de seis linhas e oferecerá um serviço com 46 veículos e 616 viagens nos dias úteis. Nos sábados, ficarão disponíveis para população 35 ônibus e 484 viagens.  Já aos domingos serão 24 coletivos para 369 atendimentos.