CTTU começa a sinalizar as áreas do Recife que serão fiscalizadas por videomonitoramento
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) inicia a partir desta segunda-feira (3) a implantação da sinalização nas áreas da cidade fiscalizadas pelas câmeras de videomonitoramento. A implantação começou hoje (3) e será feita ao longo do mês de abril, com o objetivo de alertar os condutores. Depois que receberem a sinalização, as áreas monitoradas ficarão por um mês em período educativo e as multas pelo videomonitoramento só começam a ser aplicadas a partir do dia 03 de maio, no entanto, permanece o trabalho realizado pelos agentes de trânsito nas vias. A fiscalização através das câmeras está permitida desde 2015, de acordo com a resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). É importante frisar que as câmeras serão operadas apenas por agentes de trânsito – únicos responsáveis pelas autuações. Essa é mais uma ação da Prefeitura do Recife para deixar o trânsito mais seguro e reduzir os acidentes na cidade. Desde o início da gestão, são implantadas ações interligadas, que estão diretamente ligadas à redução de cerca de 30% do número de acidentes com vítima no trânsito do Recife, entre os anos de 2012 e 2016.
O processo de sinalização será realizado por etapas. A partir de hoje (3), as placas começam a ser colocadas nos seguintes pontos: Avenida Recife, nos dois sentidos do cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz; Avenida Antônio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro; na Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com as ruas Padre Carapuceiro e Frei Leandro; e na Avenida Norte, no sentido subúrbio, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro; nos cruzamentos do Largo da Paz com a Estrada dos Remédios; da Avenida Governador Agamenon Magalhães com Rua Dr. Leopoldo Lins; da Avenida Norte com a Avenida Professor José dos Anjos e da Avenida Dois Rios com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César. A implantação de todas as placas deve se estender durante o mês de abril.
O trabalho de fiscalização de trânsito por meio das câmeras de monitoramento tem como objetivo inibir o cometimento de infrações e reduzir os riscos de acidentes. Portanto, os condutores devem estar atentos, uma vez que as câmeras possuem um raio avançado de alcance. A Central de Operações de Trânsito (COT), que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, será responsável pela fiscalização, por meio do efetivo de cerca de 20 agentes de trânsito. Das 124 câmeras de monitoramento implantadas na cidade, inicialmente, apenas 10 serão utilizadas para a fiscalização pelos agentes da COT.
A instalação da sinalização e a fiscalização estão autorizadas desde 2015, de acordo com uma resolução do Contran, mas a CTTU realizou estudos técnicos para finalizar o projeto de sinalização vertical, conforme prevê o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Todo o processo teve início a partir de consultas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o intuito de definir as especificações técnicas que seriam utilizadas no projeto de sinalização. Outras cidades do Brasil, no entanto, já aplicam as multas por meio do videomonitoramento, como São José dos Campos e Taubaté (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a fiscalização por videomonitoramento será uma ferramenta importante na melhoria da segurança viária, principalmente para a circulação de pedestres. "Os condutores, ao constatarem que determinado ponto conta com a fiscalização através das câmeras, e não apenas pela presença física do agente de trânsito, vão evitar o cometimento de infrações como, por exemplo, o estacionamento sobre calçadas e a parada sobre a faixa de pedestres. Inclusive, o elevado número de denúncias feitas pela população registradas para os locais foi o principal motivo para a escolha dos pontos fiscalizados", destaca Taciana. A tendência é que, com a implantação da fiscalização por videomonitoramento, o número de infrações diminua gradativamente.
A CTTU esclarece que os condutores flagrados nas imagens das câmeras poderão ser autuados por diversos tipos de infrações, como, por exemplo, estacionamento sobre calçada ou em local proibido pela sinalização, formação de fila dupla, conversão proibida e conduzir motocicleta sem utilizar capacete. As imagens não serão utilizadas para aplicar infrações, entre outras, que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como excesso de velocidade e estacionar a menos de cinco metros do bordo do alinhamento transversal; ou ainda, que precisem da abordagem dos agentes de trânsito, como conduzir o veículo sem documentos os obrigatórios e em mau estado de conservação.
Confira os pontos que receberão a sinalização indicativa a partir do dia 03/04:
- Avenida Recife: nos dois sentidos do cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz;
- Avenida Antônio de Góes: nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro;
- Avenida Conselheiro Aguiar: no cruzamento com as ruas Padre Carapuceiro e Frei Leandro;
- Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar: no sentido subúrbio, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro.
- Largo da Paz, no cruzamento com a Estrada dos Remédios;
- Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins;
- Avenida Norte, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos;
- Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César.
REDUÇÃO DE ACIDENTES - A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de garantir mais mobilidade e segurança viária na cidade. São ações interligadas que, juntas, estão diretamente ligadas à redução de cerca de 30% do número de acidentes com vítima no trânsito do Recife, se considerarmos os dados obtidos entre os anos de 2012 e 2016. A implantação de 77 equipamentos de fiscalização eletrônica, desde 2014, o trabalho dos 250 orientadores de trânsito, dispostos nos principais corredores viários da cidade para auxiliar no fluxo pacífico de condutores, ciclistas e pedestres, além da pintura de cerca de quatro mil faixas de pedestres e implantação de 13 mil placas de sinalização vertical são algumas das ações que resultaram na redução dos acidentes com vítimas.