Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 03.04.23 - 18h00

Redistribuição e menos desperdício: Banco de Alimentos é novo equipamento da cidade na luta contra a fome

img_alt

O Banco de Alimentos da Prefeitura do Recife é um espaço que recebe doações de alimentos e as distribui para equipamentos municipais e instituições parceiras (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Com o objetivo de reforçar a luta contra a fome e a redução do desperdício de alimentos, o Recife passa a contar um novo equipamento municipal que irá operar como central de arrecadação e distribuição de alimentos. Trata-se do Banco de Alimentos do Recife, que está localizado dentro do Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque. O espaço funciona das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Com a integração de um Banco de Alimentos à rede municipal de segurança alimentar e nutricional, a Prefeitura do Recife reforça o compromisso com a promoção do Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada (DHANA), previsto na Constituição Federal.

O Banco de Alimentos é um equipamento coordenado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, viabilizado graças ao retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), anunciado recentemente pelo Governo Federal. O espaço está preparado para receber doações e repassá-las Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social  (CREAS), Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e casas de acolhimento institucional. Posteriormente, será lançado um edital para cadastrar as organizações da sociedade civil que atendam pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar, para que também se beneficiem das doações feitas ao Banco de Alimentos do Recife.

Um dos propósitos do Banco de Alimentos é arrecadar alimentos da rede alimentícia que seriam descartados por não possuir valor comercial, adquirir alimentos da agricultura familiar e centralizar as doações de alimentos não-perecíveis feitas pela sociedade civil. No espaço, a equipe analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades que, por sua vez, estarão responsáveis por distribuir os insumos à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias em vulnerabilidade. O novo equipamento municipal reforça a rede de segurança alimentar e nutricional do Recife, somando-se aos demais equipamentos já existente, são eles: os restaurantes populares Naíde Teodósio e Josué de Castro, a Cozinha Comunitária do Gurupé e as cozinhas das casas de acolhimento institucional.

DOAÇÕES - O Banco de Alimentos da Prefeitura do Recife pode receber doações de insumos como frutas, verduras, hortaliças, itens de cesta básica, carnes congeladas, polpas de frutas e outros. Interessados em fazer doações e população em geral podem entrar em contato por meio do (81) 3355-8167 ou bancodealimentosrecife@gmail.com. O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.