NOTÍCIAS

Mobilidade | 03.04.24 - 14h00

Construção de binário vai modificar, temporariamente, trânsito no bairro do Ipsep

Obra, realizada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), vai beneficiar usuários do transporte público e também contará com plantio de árvores e implantação de ciclofaixa de 650 metros. Agentes da CTTU estarão no local para orientar sobre os desvios no trânsito

Começa nesta quarta-feira (3) mais uma etapa da obra de implantação de corredores de ônibus da cidade,  o binário da rua Jean Émille Favre, no Ipsep.  Trata-se da construção de novo pontilhão sobre o canal da Mauricéia, na Jean Émile Favre. O serviço, realizado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB),  faz parte de um grande pacote de requalificação urbana e melhorias da mobilidade em diversas ruas do bairro. A intervenção prevê 1,6 km de faixa exclusiva para transporte público e a implantação de 11 novos abrigos de ônibus. Durante os quatro meses previstos para a duração da obra a via será interditada no trecho entre as ruas da Pampulha e Itacari. 

Para os condutores que seguirem pela Jean Émile Favre sentido subúrbio, o desvio será feito pela rua Jamaica. Já para os que estiverem trafegando no sentido Centro, o contorno será pela rua Pampulha. E para quem transita pela rua Itacari, o desvio será pela rua Izabel de Souza. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) estarão no local para orientar os condutores e ordenar o fluxo de veículos.

Para realização da obra, que trará mais conforto aos usuários do serviço público de transporte, serão investidos R$ 36,3 milhões, com recursos de financiamento da Caixa/FGTS e contrapartida municipal de 25%. Será construída, ainda, uma ciclofaixa de 650 metros entre as ruas Itacari, Izabel de Souza e Pampulha. As obras preveem também urbanização e paisagismo das vias que constituem o binário, com o plantio de 400 árvores.

Para além da implantação de binário, as intervenções no Ipsep incluem reformas nos passeios em concreto e piso intertravado com implantação de acessibilidade, melhoria nas redes de drenagem, remanejamento de rede de esgoto, e abastecimento de água, bem como o embutimento da rede de telecomunicações e requalificação da rede de iluminação.

ASSUNTOS: