Últimos dias da consulta pública "Todos pelo Recife" acontece em diversos pontos da cidade
Ao todo, serão 17 pontos, entre fixos e itinerantes, distribuídos por toda a cidade até o dia 5 de abril, além de um formulário online disponível no site e no app do Conecta Recife
A Prefeitura do Recife segue com o programa "Todos Pelo Recife", que já acumula 52 mil avaliações e entra em sua reta final de consultas populares. A iniciativa, conduzida pelas Secretarias de Planejamento e Gestão e de Política e Articulação Social, tem como objetivo ouvir a população para a construção colaborativa dos planos Plurianual e Estratégico da cidade. As consultas acontecem até este sábado (05), das 9h às 16h e vai passar por locais como o Mercado da Encruzilhada, em parceria com a autarquia municipal CONVIVA Mercados e Feiras, além de diversos outros pontos distribuídos em todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs). A participação é aberta a todos os moradores, independentemente da idade, por meio de plataformas físicas e digitais. Os locais físicos e itinerantes podem ser conferidos através do linkhttps://drive.google.com/file/d/1574p33p2bvTxZi-_VuBKtIOvFPepFGzq/view.
Os interessados podem contribuir de diversas formas. Em oito pontos fixos espalhados pelo Recife, totens interativos estarão acessíveis das 9h às 16h. Os endereços desses pontos podem ser conferidos na lista abaixo ou no link: https://conecta.recife.pe.gov.br/servico/1223, onde também está disponível o formulário digital, acessível também pelo aplicativo Conecta Recife. No formato digital, qualquer cidadão pode acessar o formulário de participação através do QR Code (disponível ao final do release), presente em windbanners, panfletos e totens espalhados pela cidade.
Nos seis territórios da capital, a consulta está sendo realizada de forma fixa e itinerante, com agentes municipais munidos de tablets conectados, garantindo a coleta de opiniões em locais de grande circulação, como mercados e pátios de feiras livres, bem como em visitas porta a porta. Para ampliar o engajamento da população, as ações itinerantes contam com divulgação prévia por meio de campanhas de walkmídia e motossom, incentivando moradores e transeuntes a participarem. No total, são 70 pontos itinerantes por dia ao longo desses dez dias.
Ibura de Baixo - Rio Xingu (Ponto de encontro: Posto BR)
QUESTIONÁRIO - O questionário é dividido em duas seções. A primeira é dedicada à oportunidade de gerar comentários gerais sobre a cidade, com sugestões sobre serviços e ações. Nas seções temáticas, o questionário possibilita escolher quais temas deseja abordar, sendo um total de dez eixos que englobam desde Cultura e Bem Estar a Ordem Pública, Educação, Infraestrutura e Urbanismo, Direito dos Animais e Resiliência Urbana, entre outros.
Para Jorge Vieira, secretário de Planejamento e Gestão do Recife, a participação popular é essencial para a garantia de que os anseios da população sejam absorvidos pela gestão. “É salutar que o cidadão esteja no centro de tudo, das tomadas de decisão, através das sugestões de ações e políticas públicas para a melhoria da prestação dos serviços públicos e da qualidade de vida da população”, pontua o gestor.
Gustavo Monteiro, secretário de Articulação Política e Social do Recife, ressalta que o diálogo com a sociedade é uma das principais premissas da relação da Prefeitura do Recife com os cidadãos. “A gestão municipal tem a preocupação em manter o diálogo franco e direto com a população, os movimentos sociais, entidades representativas e demais segmentos da sociedade, buscando materializar os anseios em entregas concretas. É ouvindo mais que a gente acerta e consegue prosseguir com as transformações em nossa cidade”, destacou o gestor.
MAIS DE 22 MIL CONTRIBUIÇÕES EM 2021 - Na primeira edição da ação, em 2021, mais de 22 mil colaborações respondidas por mais de 12 mil cidadãos foram determinantes para a consolidação de prioridades da população e da gestão, como a melhora da pavimentação das vias através do programa Rua Tinindo, que já beneficiou 136 vias. No eixo Educação, um dos mais citados, as respostas colaboraram para que fosse dada ainda mais prioridade ao aumento de vagas de creches, bem como a requalificação de 119 unidades de ensino. No eixo de Saúde, as palavras mais citadas foram ‘médico’ e ‘atendimento’. A partir de então, entre as iniciativas implementadas destacam-se a contratação de 3.520 médicos e a expansão da atenção básica para 80% do território, com a criação de novas Unidades de Saúde Família Mais (USF +).