Assistência Social realiza Seminário Acolher e Cuidar: desafios do cotidiano
Ação faz parte do processo de Educação Permanente dos profissionais do Iasc
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), realiza, nesta quarta-feira (04), das 8h às 12h, o Seminário Acolher e Cuidar: desafios do cotidiano. A ação é direcionada para os profissionais do Iasc e faz parte do processo de educação permanente dos profissionais da instituição.
Estão planejadas previamente outras ações ao longo do ano, que serão divulgadas durante o evento. A atividade de amanhã ocorrerá na sede da Diretoria de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC), localizada na Rua Oliveira Lima, 824, na Boa Vista.
O Seminário, que será aberto pela secretária de Assistência Social do Recife e presidente do Iasc, Niedja Queiroz, abordará temas como O Acolhimento nos Ciclos da Vida – infância, adolescência, idade adulta e terceira idade - e exporá os eixos na formação da educação permanente dos profissionais do IASC.
O encontro contará com as presenças das diretoras de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Edna Granja; e de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Melissa Azevedo; além dos coordenadores do Núcleo de Apoio à Municipalização das Medidas Protetivas da Seacad (Superintendência Estadual de Atenção à Criança e ao Adolescente), Beatriz Guimarães; e Núcleo do Idoso da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Eduardo Bezerra.
Segundo Niedja Queiroz, o debate sobre as ações de assistência social é importante, pois esclarece os gestores sobre o papel do poder público junto à população em situação de vulnerabilidade. “A nossa política de abrigamento não visa apenas à retirada das pessoas das ruas, mas também à assistência para os desabrigados. São, basicamente, três eixos: acolhimento de emergência, retirada de crianças e retirada dos adultos em situação de rua no Recife. Por isso é fundamental discutir entre outras esferas de gestão, sobretudo de outros municípios”, afirmou.
Operação Inverno - O Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc) é um dos parceiros com papel fundamental durante a Operação Inverno 2011, que contempla uma série de ações da gestão municipal, com vistas à preparação do Recife para o período de inverno. O órgão acolhe as vítimas das chuvas nos abrigos temporários instalados exclusivamente com esse objetivo.
Duas casas de acolhimento, nas áreas Norte e Sul da Cidade, são utilizadas, quando necessário, para abrigar os desalojados. Em casos de deslizamento de barreiras ou quando técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir) identificarem a necessidade de retirada de famílias, elas também são encaminhadas para um desses locais. Se necessário, o Iasc também atua na sensibilização da sociedade para a arrecadação de donativos e distribuição de materiais de primeira necessidade aos desabrigados.
Confira a programação:
08:00 - Credenciamento e Acolhida
09:00 - Abertura
• Niedja Queiroz - secretária de Assistência Social e presidente do IASC
• Edna Granja - diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade
• Melissa Azevedo - diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade
09h30 – 11h - Mesa - O Acolhimento nos ciclos da vida
• Criança e Adolescente: Beatriz Guimarães – Coordenadora do Núcleo de Apoio à Municipalização das Medidas Protetivas da SEACAD
• Adulto e Idoso: Eduardo Bezerra – Coordenador do Núcleo do Idoso da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
11h – 11h – Debate
11h45 – 12h – Apresentação dos eixos na formação da Educação Permanente dos profissionais do IASC