Procon-Recife divulga ranking das reclamações de abril
Ranking mensal serve para que clientes fiquem atentos na hora das compras e adesão aos contratos com empresas e serviços.
O Procon-Recife realizou 236 audiências e registrou 109 queixas de clientes no mês de abril. Na lista das empresas mais reclamadas, a Eletro Shopping (20 queixas), Bompreço (15), Hiper Card (13), Cell Point (12), Lojas Insinuante (11), Garantech, Carrefour e Banco Itaú (8 queixas cada), além do Banco Santander, Compesa e Embratel, que foram alvo de sete reclamações, cada. O relatório de atendimento revela que a Eletro Shopping continua sendo a mais reclamada, mesmo com a redução de 27 para 20 queixas, neste período. Já o Bompreço subiu para a segunda posição.
Os clientes buscaram o reparo dos danos pelo descumprimento de obrigações contratuais, troca de produtos com defeito de fabricação, juros abusivos, má prestação de serviço e revisão de contratos, entre outras demandas. Para facilitar o registro das reclamações, os consumidores devem comparecer ao serviço com cópias dos contratos, carnês, faturas ou outros documentos que comprovem as irregularidades cometidas pelas empresas. As ocorrências geram o agendamento das audiências de conciliação, onde consumidores e representantes das empresas reclamadas buscam os acordos.
O Procon-Recife também dispõe atendimento para orientações e informações pelos telefones 3355.3282 ou 0800.281.1311. Os consumidores podem se dirigir ao serviço que funciona na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A divulgação do ranking mensal, com as empresas que estão desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor é feita no site da PCR, sempre no início de cada mês.