NOTÍCIAS

Cultura | 03.05.11 - 16h17

Profissionais de condomínios do Recife passam por sensibilização sobre dengue

Capacitação será ministrada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (04), na sede do Secovi/PE

Por Larissa Correia

Trinta porteiros e zeladores de condomínios da capital pernambucana recebem, nesta quarta-feira (04), orientações de combate à dengue. A idéia é que eles descartam os criadouros já existentes e evitem a incidência de novos focos do mosquito transmissor em seus locais de trabalho. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi/PE). A sensibilização ocorrerá a partir das 11h30, no auditório da entidade: Rua Ernesto de Paula Santos, 960, loja 3, Boa Viagem.

A palestra será ministrada pela supervisora de Controle e Vigilância Entomológica do Recife, Vânia Nunes. Durante a qualificação, ela abordará temas como ciclo biológico do Aedes aegypti, sintomas da doença, noções de controle e a importância da hidratação oral diante de casos suspeitos da enfermidade. Para complementar a ação, será exibido um vídeo educativo sobre dengue e apresentadas amostras do mosquito e das fases do seu desenvolvimento (da larva até chegar à fase adulta).

Estudos apontam que 80% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro dos domicílios. “É muito importante realizar sensibilizações como esta em parceria com a Secovi. Aqui, temos um público com uma atuação bastante interessante, pois trabalha em lugares como condomínios, que concentram um grande número de pessoas e onde costumamos encontrar criadouros do Aedes aegypti”, disse.

A parceria entre o Secovi/PE e a Secretaria de Saúde do Recife existe desde 2007. Desde então, várias sensibilizações foram feitas. Somente no ano passado, mais de 400 porteiros e zeladores da capital pernambucana receberam orientações de como combater a dengue. O sindicato conta com mais de mil condomínios associados.