NOTÍCIAS

| 03.05.12 - 12h10

Vacinação contra a gripe pretende imunizar 249,5 mil pessoas no Recife

[caption id="attachment_17573" align="alignleft" width="334" caption="Cerca de 250 postos de vacinação estarão disponíveis das 8h às 17h. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

O público alvo é formado por idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre seis e 24 meses e profissionais de saúde

Por Larissa Correia

A Prefeitura do Recife promove, a partir deste sábado (05), a 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. O lançamento oficial ocorrerá às 8h, na Policlínica Valdemar de Oliveira (Rua do Pombal, 115, Boa Vista). A população será recebida com um café da manhã à base de frutas e apresentação cultural, além de decoração especial da unidade.

Na capital pernambucana, cerca de 249,5 mil pessoas fazem parte do público alvo, que é formado por gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis e 24 meses de vida e profissionais de categorias específicas de saúde – ocupando funções de promoção e assistência, atuando na recepção, atendimento ou investigação de casos de infecção respiratória. A meta do Governo Federal é, até 25 de maio, atingir pelo menos 80% desse universo, o equivalente a quase 200 mil indivíduos no Recife.

Neste sábado (5), Dia D contra a doença, estarão disponíveis aproximadamente 250 postos de vacinação, das 8h às 17h. Eles funcionarão nas unidades da rede municipal de saúde e em espaços como shopping centers, hipermercados, associações de moradores, mercados públicos, terreiros de matriz africana, igrejas, centros espíritas e outros templos religiosos. Aproximadamente três mil pessoas estarão envolvidas na mobilização, entre profissionais, estudantes e voluntários.

O objetivo da campanha é reduzir tanto a mortalidade como as complicações e internações decorrentes do vírus da Influenza. Por isso, o grande foco da ação está exatamente nas populações mais suscetíveis a ela. Atualmente, a vacinação é a maneira mais eficaz contra a enfermidade. Quem faz parte do público alvo deve procurar as unidades de saúde e assegurar a imunização mesmo já tendo recebido a dose em anos anteriores. A iniciativa assegura mais saúde e traz melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”, comentou o secretário de Saúde do Recife, Humberto Antunes.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Elizabeth Azoubel, a vacina fornecida este ano protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, incluindo o da Gripe A (H1N1). Ela não deverá ser aplicada em pessoas com gripe e febre, alérgicas à proteína do ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave à vacina.

Ela chama a atenção para pais e responsáveis pelas crianças a partir de seis meses e menos de dois de idade. “Aquelas que tomaram a vacina no ano passado devem receber apenas uma dose agora, já que a composição do produto é a mesma do distribuído em 2011. As que serão imunizadas pela primeira vez contra a doença em 2012 tomarão duas doses. A segunda deverá ser administrada com intervalo de 30 dias entre as aplicações”, detalhou.

Prévia – Antes mesmo do lançamento da campanha, a Prefeitura do Recife já iniciou a vacinação contra a gripe em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência, como asilos e clínicas geriátricas. Estima-se que cerca de 3,5 mil pessoas sejam beneficiadas pela iniciativa.