Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 03.05.16 - 19h56

Agentes de apoio ao estudante com deficiência recebem 1ª formação

img_alt

Trabalho vai até a sexta (6), para ampliar os conhecimentos dos primeiros 50 AADEEs da rede municipal do Recife sobre o exercício da função (Foto: Luciano Ferreira;/PCR)

 

"Espero fazer a diferença na vida das crianças com deficiência, além de crescer junto com eles. É uma oportunidade única". A afirmação de Janaína Fernandes, que faz parte do grupo de 50 Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) nomeados pelo prefeito Geraldo Julio para atuação na rede municipal de ensino, reflete a importância da nova função para a educação inclusiva no Recife. Os primeiros agentes convocados já foram lotados nas escolas em que vão trabalhar e participam, desta terça (3) até a sexta (6), da primeira formação continuada, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre o exercício da função criada através de um projeto de lei do executivo municipal. 

Janaína é bióloga e já participou de trabalhos voluntários. "Agora, terei a oportunidade de continuar a ajudar, só que de forma remunerada. Estou aqui para contribuir", assegura. A formação foi aberta pelo secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, que parabenizou os agentes pela aprovação no concurso. "Foi uma vitória para vocês e para toda nossa equipe, mas principalmente para os estudantes. O AADEE é um cargo novo no País e existe em pouquíssimas capitais. É um grande desafio e precisaremos aprender juntos", afirma. 

De acordo com o gestor, o Recife sempre foi vanguarda na educação especial. "A rede tem uma qualidade diferenciada nessa área. Tanto que o número de matrículas vem crescendo, inclusive atraindo estudantes que eram de escolas particulares e preferiram o ensino público", ressalta. Gicélia Lyra, gerente-geral de Gestão de Rede e presidente da Comissão Organizadora do Concurso de AADEE, aproveitou a formação para repassar orientações práticas aos novos servidores. "A chegada de vocês foi muito aguardada pelas escolas. Nossa equipe de educação especial tem grande envolvimento com o trabalho e está à disposição", disse a professora. 

Na manhã da terça (3), a maior parte da formação ficou a cargo da chefe da Divisão de Educação Especial, Lauricéia Tomaz. "As crianças com deficiência têm suas especificidades e vocês estão aqui para quebrar paradigmas. É muito bom perceber a importância dos agentes para os alunos. Vivemos numa sociedade de exclusão e precisamos remar contra a maré", destacou a docente. De acordo com Lauricéia, hoje as pessoas têm o desafio de dar a oportunidade a seus filhos de conviver com os diferentes. 

"A perspectiva é de um trabalho complexo. Topei para ter mais um desafio na minha vida", afirma o AADEE André Fernando de Souza Melo. Estudante do curso de Licenciatura em Matemática, ele tem uma tia com esquizofrenia e está consciente das dificuldades a serem superadas. "Convivo muito com minha tia e, através dela, tive meu primeiro contato com as pessoas especiais", conta. Junto com os 50 AADEEs, foram nomeados também 90 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e 20 Agentes Administrativos Escolares (AAEs).

 

ACOMPANHAMENTO - O cargo de AADEE foi criado para garantir todo o apoio necessário aos alunos com deficiência. Os profissionais vão acompanhar alunos com deficiência na chegada e na saída da escola, durante as aulas e no intervalos. Eles também auxiliarão os alunos a se locomover e executar as atividades escolares. Os agentes ainda vão auxiliar nas atividades de higiene, troca de roupa e fraldas, além de zelar pela manutenção dos materiais utilizados para alimentação e higiene dos alunos.