Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 03.05.18 - 15h35

Ex-usuários de drogas e pessoas com deficiência iniciam curso oferecido pela PCR e Senai

img_alt

O curso de assistente administrativo, que começou nessa quarta no Instituto de Cegos, promove qualificação profissional e inclusão social (Foto: Cortesia)

 

Cerca de 50 pessoas, entre ex-usuários de drogas e pessoas com deficiência, iniciaram, nessa quarta-feira (2), um curso de assistente administrativo oferecido através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH), por meio do Programa Integra Recife, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas são no Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, no bairro das Graças, e têm duração total de 160 horas.

Juliana Gouveia, técnica de Inserção Social e Produtiva da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), vinculada à SDSJPDDH, destacou a necessidade da inserção social dos dois segmentos. “É muito produtivo para o pessoal com deficiência e para os ex-usuários de drogas porque um aprende a trabalhar com as limitações do outro, contribuindo para a inclusão social e produtiva dos colegas”, explicou Juliana.

Para o ex-usuário de drogas Jonathan Henrique Meireles, 24 anos, o curso é uma nova oportunidade para se qualificar e também para conviver com as diferenças. “Vamos aprender muito com essa convivência com as pessoas com deficiência. E estou confiante de que este curso poderá me proporcionar oportunidades de emprego”, contou Jonathan, que também foi atendido pelo Programa Acolhe Vida Recife durante o período em que se envolveu com drogas.

A irmã Maria Gomes, diretora do Instituto de Cegos, considera importante ter turmas que promovam a convivência com a diversidade. “Além de proporcionar a profissionalização, que facilita o acesso ao mercado de trabalho, o curso será ainda mais rico por promover a inclusão”, avaliou.

INSERÇÃO - O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamento para retirada de documentos básicos e cadastro na Agência de Emprego. Além desta turma de 50 alunos, já foram oferecidas 150 vagas de qualificação profissional e aperfeiçoamento em parceria com o Senai somente neste ano. Em 2017, foram ofertadas mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes e 200 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional no modo presencial, além de mil vagas no modo de Educação a Distância (EAD).