Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.05.19 - 21h17

PCR inicia entrega de fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde

img_alt

Nesta sexta (3), profissionais receberam kits com boné, blusa com proteção UV, colete, capa de chuva e camisa polo (Foto: Cortesia)

 

Na semana em que se comemora o Dia do Trabalhador, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura do Recife começaram a receber kits com os fardamentos de trabalho, na manhã desta sexta-feira (3), em um evento simbólico realizado na Upinha Dom Helder Câmara, no bairro de Brejo de Beberibe, na zona norte do Recife. Até o fim de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) conclui a distribuição dos bonés com aba de proteção de pescoço, blusa com proteção UV, colete, capa de chuva e camisa polo para os cerca de dois mil profissionais dos oito Distritos Sanitários.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou o papel dos ACS na Estratégia de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçou a importância do fardamento para a realização dos trabalhos dessa categoria. “Esses agentes estão dentro das comunidades, percorrendo as ruas e facilitando o acesso da população à saúde, aproximando os recifenses dos serviços municipais de saúde. A entrega dessas fardas é uma forma de valorizar e dar melhores condições de trabalho a essa categoria tão importante, com segurança e dignidade”, ressaltou o gestor, que ainda frisou que esta é a primeira gestão da capital pernambucana a entregar blusas com proteção UV para os Agentes Comunitários de Saúde.

ACS há mais de 25 anos, Anita Freitas  considera o uniforme um dos itens essenciais ao bom andamento das atividades, por padronizar e facilitar a identificação dos profissionais durante as visitas domiciliares. “Como profissionais da saúde, precisamos dar o exemplo e nos preocupar com a nossa proteção. Além disso, com esse fardamento completo, ganhamos a confiança da população para entrar nas suas casas. Isso facilita muito o nosso trabalho”, avalia a profissional, que foi uma das agentes a vestir o fardamento para demonstração durante o evento na Upinha Dom Helder. 

PROFISSÃO – A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) é regida pela Lei Federal Nº 11.350/2006, com exercício exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para a execução de atividades de vigilância, prevenção de doenças e promoção à saúde, realizando ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Uma das principais funções do agente comunitário de saúde é cadastrar todas as pessoas de sua área, para manter os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica e, com isso, fazer uma análise da situação de saúde dos usuários. Também é papel deste profissional registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético, além de outras atividades de promoção à saúde.