NOTÍCIAS

Cultura | 03.06.12 - 20h45

Secretaria de Cultura é convidada para Seminário Internacional em Gestão de Equipamentos Públicos

Simone Figueiredo apresenta nesta segunda-feira (04) experiência da gestão do Parque Dona Lindu. O equipamento foi único do Nordeste com gestão pública selecionado para estudo de caso da Fundação Getúlio Vargas

O Parque Dona Lindu, localizado em Boa Viagem, será apresentando nesta segunda-feira (04), em Brasília, como caso de sucesso de gestão de equipamento público da Prefeitura do Recife.  A secretária de Cultura, Simone Figueiredo, foi convidada pelo Ministério da Cultura para participar como palestrante do Seminário Internacional em Gestão de Equipamentos Culturais. O evento acontece nesta segunda e na terça-feira (04 e 05), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, Distrito Federal. O seminário integra o programa de capitação de futuros gestores públicos das Praças dos Esportes e da Cultura  (PECs) realizado em parceria pelo Ministério da Cultura e a Fundação Getúlio Vargas. As PECs serão implantadas em todo o Brasil pelo Governo Federal.

Receber esse convite para apresentar o modelo de gestão do Parque Dona Lindu foi uma honra. O Parque foi único equipamento do Nordeste com gestão pública selecionado para estudo de caso, junto com duas iniciativas com recursos da iniciativa privada - a Biblioteca Parque de Manguinhos (RJ) e o Centro de Educação Unificada de São Paulo (SP), afirmou a secretária.

Durante a palestra  nesta segunda-feira, às 10h, em Brasília, a gestora abordará diversos pontos. Entre eles, o contexto do Parque Dona Lindu, a localização geográfica e humana, os objetos do complexo dentro da política cultural do Recife, os diversos públicos da capital pernambucana e da Região Metropolitana que usufruem do Parque, a estrutura de lazer, cultura e esportes e o modelo de gestão compartilhada que conta com diversas secretarias e órgãos da gestão pública como Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, Secretaria da Juventude, Secretaria de Serviços Públicos, Dircon, Emlurb, Guarda Municipal, URB, CTTU e Samu.

O Dona Lindu é sucesso de público. Com um ano de funcionamento, observamos que diversos segmentos convivem harmoniosamente no Parque. Além disso, a procura de artistas, produtores e entidades para realizar muito eventos no Parque é muito grande. Isso se deve, ao modo como a programação tem sido montada, pensando na formação de público e plateia com caráter educativo, na acessibilidade e inclusão social, explica Simone.

EXPERIÊNCIA EXITOSA - Em janeiro deste ano, o Parque Dona Lindu recebeu a visita das representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Elisabeth Silveira, Danielle Renner e Letícia Balceiro depois  da indicação do Ministério da Cultura como experiência exitosa da gestão de equipamento público multidisciplinar. O Parque foi abordado como estudo de caso no curso de extensão ministrado para futuros gestores das Praças de Esportes e da Cultura.

Para a assessora educacional da FGV, Elisabeth Silveira, foi surpreendente o que se viu. Essa é a nossa última visita e podemos perceber que em cada um deles existem características comuns e bem específicas. Uma das coisas que mais me surpreendeu aqui no Parque Dona Lindu foi a frequência de uma média de oito a nove mil pessoas nos dias de fim de semana, observou Silveira.

O Programa Praças de Esportes e da Cultura (PEC) faz parte da segunda  etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. A PEC compõe o Eixo Comunidade Cidadã, bem como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. O principal objetivo das PECs é integrar em um mesmo espaço físico ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.