NOTÍCIAS

Cultura | 03.06.13 - 19h26

Prefeito mobiliza MPPE na luta por auxílio-aluguel

[caption id="attachment_34769" align="alignnone" width="680"] PCR vai orientar os moradores do Eldorado sobre os documentos necessários para o encaminhamento judicial. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio solicitou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que o órgão se incorpore na mobilização para garantir auxílio-aluguel às 254 famílias que terão de deixar suas residências no Conjunto Residencial Eldorado, no Arruda, e no Edifício Emílio Santos, em Boa Viagem. Os primeiros contatos, feitos na semana passada, culminaram em uma reunião realizada nesta segunda-feira (3), entre o gestor e o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon. Geraldo apresentou na ocasião um laudo produzido pela Defesa Civil do Recife sobre a situação dos imóveis e relatou o drama vivido pelas famílias. Uma comissão formada por moradores do Eldorado também participou do encontro, que aconteceu na sede do MPPE, bairro de Santo Antônio.

Aguinaldo Fenelon adiantou que o MPPE ingressará, no prazo de 48 horas, com uma Ação Civil Pública na Justiça pedindo que a Caixa Econômica Federal (CEF) pague o auxílio aos moradores. Na última sexta-feira, em reunião com o vice-presidente de Habitação da CEF, Teotônio Costa Rezende, Geraldo solicitou que a Caixa assuma o pagamento. Em resposta, o dirigente afirmou que a estatal só arcaria com o benefício em caso de decisão judicial. Em função do apelo do prefeito, uma reunião para tratar do tema com representantes de quatro ministérios será realizada nesta semana, em Brasília.



“O sofrimento dessas famílias é muito grande. Nós estamos por perto, atuando em conjunto. Eles podem contar, em todo o tempo, com a Prefeitura do Recife. A nossa equipe vai acompanhar cada etapa dessa situação que, infelizmente, destruiu os sonhos de muitas famílias”, destacou Geraldo Julio, que foi prestar solidariedade aos moradores do Eldorado assim que retornou de Brasília, na noite da última sexta-feira.  

Já o procurador-geral de Justiça ressaltou que o MPPE agirá em favor de todos os moradores. “Vamos ingressar também contra a seguradora. Essa situação é grave. É uma vergonha; construtores que fazem esses prédios só pensando no lucro. Pessoas assim merecem ser processadas criminalmente”, argumentou Fenelon. A promotora Selma Carneiro ficará responsável pelo caso, para o qual já existe jurisprudência.

[caption id="attachment_34770" align="alignnone" width="680"] Simone Melo, moradora do residencial Eldorado, saiu da reunião confiante com o apoio recebido da PCR e MPPE. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Para agilizar as medidas que serão tomadas pelo MPPE, caberá à Prefeitura orientar os moradores do Eldorado sobre os documentos necessários para o encaminhamento judicial. Dentro desse processo, a PCR já deu início ao cadastro das famílias. “Isso é muito importante porque os moradores têm um prazo curto para desocupar os apartamentos. Esse é um momento de unir forças”, pontuou Geraldo Julio.        

Visivelmente emocionada, a moradora do residencial Eldorado, Simone Melo, saiu da reunião com a esperança fortalecida para reconstruir a vida. “Eu estou me sentindo segura diante do prefeito Geraldo Julio, porque sei que ele não vai nos abandonar. Desde o início ele esteve do nosso lado e, agora, com o Ministério Público, estamos mais seguros ainda, já que esse é o órgão responsável pela defesa do povo”, disse.