NOTÍCIAS

Cultura | 03.06.14 - 16h46

PCR suspende alvará de demolição dos armazéns do Cais José Estelita

[caption id="attachment_46437" align="alignleft" width="680"] Anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio no início de reunião com representantes da sociedade civil sobre o projeto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Em reunião com representantes da sociedade civil, líderes de entidades, instituições e movimentos que debatem o desenvolvimento urbano no Recife, na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Geraldo Julio anunciou a suspensão da licença de demolição dos armazéns do Cais José Estelita, no bairro de São José. No encontro, proposto pelo Executivo Municipal, o prefeito também se colocou como mediador na negociação com o consórcio responsável pelo projeto Novo Recife.

Dessa forma, outras duas reuniões já ficaram firmadas: a primeira na quinta-feira (5), entre a Prefeitura do Recife e as empresas que integram o projeto; e a segunda na sexta-feira (6), entre a PCR e os Ministérios Públicos Estadual e Federal. O objetivo é propor um diálogo entre as partes. Os dois encontros contarão com a presença das entidades e instituições que acompanharam o debate de hoje, além do Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU) e do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), acrescidos à lista a pedido do Movimento Ocupe Estelita.

"O encontro foi muito produtivo. Daqui, nós tiramos o encaminhamento do que devemos fazer para priorizar o diálogo com todos os envolvidos. Nesse encontro ficou claro a nossa capacidade de diálogo, a forma democrática como conduzimos a cidade e o compromisso que temos com o futuro de um Recife que a gente quer que se torne melhor para se viver. O Recife tem um histórico de ausência de planejamento urbano e não é isso que desejamos", afirmou Geraldo Julio. Após os dois encontros pré-agendados, uma nova mesa de negociação será montada com todos os envolvidos, incluindo os integrantes do Movimento Ocupe Estelita.

Durante a reunião, realizada no 9° andar da PCR, o prefeito destacou o compromisso do seu governo com os interesses sociais, através de projetos e ações já iniciadas em 2013, como o projeto Recife 500 anos e a implantação do Conselho das Cidades, por exemplo. "Esse é um compromisso que a gente não vai se afastar. Desde o início da nossa gestão, demos provas concretas de que estamos preocupados, sobretudo, com o cuidado com as pessoas", salientou o chefe do Executivo Municipal.

Integrante do Movimento Ocupe Estelita, Chico Ludermir, disse que a reunião correspondeu a uma das principais demandas do próprio movimento. "Nós estamos satisfeitos com esse encontro porque estamos buscando, justamente, uma solução melhor para o Recife, através do diálogo. Aqui, estamos caminhando em um debate para uma solução que agrade a todos e isso é muito importante", finalizou.

Presente ao ato, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Anísio Brasileiro, elogiou a postura da Prefeitura do Recife ao tempo em que lembrou que o diálogo é uma postura adotada pelo prefeito desde o início de sua gestão. "Estou feliz em participar desse encontro, tendo em vista que essa é uma marca que garante a participação efetiva das instituições e da população na construção da cidade, como aconteceu com o projeto Parque Capibaribe, que está sendo desenvolvido em parceira com a nossa Universidade", pontuou.

PARTICIPANTES - Participaram do encontro desta terça-feira as seguintes entidades, instituições e movimentos: o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE), presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/PE), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reitor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), nove representantes do Movimento Ocupe Estelita e representante do Movimento Observatório do Recife.

Por parte da prefeitura, além do prefeito Geraldo Julio, estiveram na reunião o vice-prefeito, Luciano Siqueira, e os secretários de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Antônio Alexandre, de Assuntos Jurídicos, Ricardo Correia, de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.