NOTÍCIAS

Cultura | 03.06.14 - 17h33

Vigilância Sanitária capacita comerciantes para o São João

[caption id="attachment_46445" align="alignleft" width="680"] Profissionais receberam orientações sobre manipulação de alimentos. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)[/caption]

Cerca de 50 comerciantes que trabalharão no São João do Recife participaram, nesta terça-feira (3), de uma capacitação de boas práticas no manuseio de alimentos realizada pela Vigilância Sanitária do município. A ação, que ocorreu no Auditório do Banco do Brasil, no bairro do Recife, foi promovida em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Secon) e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que também deram orientações aos vendedores de alimentos.

A chefe do Setor de Controle de Alimentos da Vigilância Sanitária do Recife, Geise Belo, explicou como os comerciantes devem proceder. “Os alimentos devem ser levados ao local já preparados ou prontos para o cozimento. É importante manter sempre as comidas refrigeradas, aquecidas e, as que ficarem em temperatura ambiente, sempre tampadas”, orientou. De acordo com ela, é importante, ainda, usar luvas, da touca, da bata e da vestimenta de cor clara.

Para a comerciante Simone Ramos, de 35 anos, que vai trabalhar no São João do Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, considerou a capacitação importante. “Eles dão orientação sobre como devemos trabalhar. É bom porque a gente já fica sabendo do que pode e do que não pode, para não fazer nada errado e ser prejudicado depois”, disse.

Já experiente no comércio de alimentos em grandes eventos, dona Maria do Socorro, 47, espera cumprir todas as exigências. “Nós queremos trabalhar da forma correta. Não queremos que ninguém adoeça com a nossa comida, nem que a Prefeitura recolha nossos produtos. Então tem que fazer tudo direitinho”, comentou.

Representantes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Secon) orientou os ambulantes a respeitar as regras de licenciamento, o uso do solo e recomendaram quanto ao disciplinamento dos produtos patrocinadores do ciclo junino e da Fifa. Já o representante da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) abordou questões como o recolhimento de lixo, a limpeza no entorno das barracas e a manutenção dos espaços destinados ao comércio.