NOTÍCIAS

| 03.06.15 - 17h39

Passeata no Alto do Mandu chamou atenção para o controle da dengue

img_alt

Alunos, professores, agentes ambientais e comunitários de saúde, além de servidores da Emlurb participaram da ação. (Foto: Lu Streithorst/ PCR)

 

Cerca de 100 pessoas percorreram na manhã desta quarta-feira (3) dez ruas do Alto do Mandu, na Zona Norte do Recife, para alertar os moradores sobre a importância do controle do mosquito da dengue. Estudantes, moradores e profissionais de saúde e de limpeza da área carregaram cartazes e distribuíram panfletos com informações de como prevenir a doença, além de conversarem pessoalmente com as pessoas.

Alunos do 1º período do curso de Enfermagem e professores da Universidade de Pernambuco (UPE) se engajaram na iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife. Para a professora da disciplina de Saúde e Sociedade, Lucilene Aguiar, é muito importante conhecer a realidade do território e obter informações dos hábitos e da cultura da população.

A estudante Thaís Mariane da Silva Marques observou que ainda tem muita gente desatenta, deixando objetos com resquícios de água, possíveis de virar focos para a dengue. “As pessoas devem ter consciência da proporção do problema”, analisou. “É necessário um esforço maior, oferecendo informações que muita gente ainda desconhece. Estamos sendo um agente multiplicador”, disse a estudante Cynthia Barbosa.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Vânia Freitas, falou que o bairro Alto do Mandu, foi escolhido por ser o segundo maior do Distrito Sanitário III com 111 casos, entre 64 notificados e 47 confirmados de dengue. “Desde o início da epidemia, essa foi a localidade de maior incidência da doença”, informou.

Morador da Rua Batatais há 45 anos, José Henrique, 67 anos, afirmou que os vizinhos não colocam o lixo no dia certo da coleta, e desta forma, contribuem para o aumento da doença. “A presença desses agentes aqui é muito importante para mudar a cabeça do povo”, falou José Henrique.