NOTÍCIAS

Política Urbana | 03.06.15 - 11h36

PCR inicia ordenamento do comércio informal na Avenida Guararapes

img_alt

A ação tem o objetivo de melhorar a mobilidade nas calçadas para os milhares de pedestres que passam pela área. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), deu início na manhã desta quarta-feira (03) ao ordenamento do comércio informal na Avenida Guararapes, do trecho que vai da Rua do Sol até a Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos. O objetivo, além de resgatar o espaço nas calçadas para os pedestres que transitam pela via diariamente, é proibir a manipulação de alimentos pelos ambulantes. A ação contou com o apoio dos fiscais da Gerência de Operação da Secretaria-executiva de Controle Urbano (Secon), em parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal. Agora, apenas 83 comerciantes poderão vender na avenida.

O trabalho para melhoria do comércio informal na Avenida Guararapes está sendo feito aos poucos, através do cadastro, contagens, análises e entrega dos comunicados pelas equipes de ordenamento, desde o último dia 21. Ao todo, 83 ambulantes cadastrados pela Prefeitura atuam no local. Cerca de 200 não cadastrados não poderão mais comercializar na via. Segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, esse é o início de um novo momento para a Avenida Guararapes. "Agora, toda a área começa a ser devolvida à cidade e os pedestres vão poder caminhar e ter a mobilidade assegurada", afirmou.

Os comerciantes cadastrados deverão atuar na área portando o crachá de autorização em local visível. O equipamento utilizado deverá permanecer instalado no local previamente definido pela Semoc, estando proibida a ampliação ou modificação sem autorização prévia. O comerciante também deverá manter sua área permanentemente limpa. Os ambulantes cadastrados que estiverem irregulares estarão sujeitos à notificação, multa ou apreensão do equipamento ou interdição da banca de venda, em caso de reincidência. 

Até o final do dia, a Avenida Guararapes continuará sendo monitorada por fiscais da Secon, Polícia Militar e Guarda Municipal. Após a operação de hoje, um efetivo de 12 fiscais vão trabalhar, divididos em turnos de 7h às 19h e de 12h à 0h, fiscalizando toda a extensão da via diariamente.  

Todo o processo de cadastramento do comércio informal no Centro do Recife e largos comerciais foi realizado em 2013. Desde o começo da gestão, já foram realizadas ações de ordenamento na Avenida Conde da Boa Vista, Ponte de Ferro, Rua da Palma e Praça Dom Vital, no centro do Recife, e em largos comerciais dos bairros de Beberibe, Água Fria, Afogados, Casa Amarela, Nova Descoberta e Jordão. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) realiza reuniões periódicas com os comerciantes informais cadastrados para estudar melhorias.