NOTÍCIAS

Administração | 03.06.16 - 18h39

BALANÇO DAS CHUVAS // 03.06.2016

A Prefeitura do Recife continua monitorando os efeitos da chuva que atinge a cidade desde a madrugada. Um contingente de aproximadamente 1200 profissionais de diversas secretarias e órgãos municipais foi mobilizado para a minimização dos efeitos, com o resultado efetivo na organização do trânsito, intervenções em pontos de alagamento e áreas com risco de deslizamento.

A Defesa Civil do Recife realizou 301 vistorias, atendendo solicitações para averiguar condições de imóveis e barreiras. Foram registrados 126 pedidos para colocação de lonas em diversos pontos críticos da cidade, totalizando 24 mil metros quadrados de lona. Não foi registrado nenhum deslizamento de barreira. Mais de 240 profissionais estão envolvidos diretamente no trabalho de atendimento às ocorrências.

Por voltas das 17h desta sexta-feira (3), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um novo alerta de chuvas fortes para a madrugada de hoje e as primeiras horas do sábado (4). Logo depois, a Defesa Civil renovou o alerta através de SMS para 15 mil pessoascadastradas em áreas de morro e locais sujeitos a alagamentos orientando os moradores deixarem suas residências e procurarem abrigo em local seguro, que já havia sido mandado na manhã de hoje e na noite de ontem. Em casos de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil através do telefone 0800 081 3400.

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Desde a madrugada, as equipes do órgão estão realizando intervenções para minimizar os efeitos da chuva, vistoriando os principais pontos de alagamento e intensificando as ações nas partes mais baixas da cidade. Para executar os serviços de drenagem e remoção de árvores caídas, cerca de 200 profissionais estão mobilizados e contam com o suporte de caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização.

Até o momento, foram registradas 11 ocorrências com árvores. Dessas, oito foram solucionadas: Avenida Beira Rio, Torre; Rua São José, Bairro do Recife; Rua Sargento Silvino, Boa Viagem; Rua João Cardoso Aires, Boa Viagem; Rua João Carneiro Mariz, Engenho do Meio, Avenida Boa Viagem, Pina; Rua Manoel Alves, Engenho do Meio; e Avenida Dantas Barreto, São José. No momento, está em andamento o serviço de remoção da árvore que caiu na Avenida João de Barros, Espinheiro. As outras duas notificações foram nas Ruas Professor Jerônimo Gueiros, Encruzilhada; e Rua Marques de Valença, Boa Viagem. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.

Os serviços no sistema de drenagem contam com a desobstrução das galerias e, quando necessários, com o suporte de jatos de sucção. Nesta sexta-feira (3), as equipes percorreram diversos pontos da cidade, a exemplo da Avenida Agamenon Magalhães; do entorno da Estação Joana Bezerra, Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, Torrões; Rua Rio Amazonas, Ipsep; Rua Odorico Mendes, Campo Grande, entre outras.

As equipes de limpeza urbana também reforçam os serviços nos pontos mais baixos da cidade, para evitar que o lixo vá para o sistema de drenagem.

TRÂNSITO - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta sexta-feira (3). Equipes formadas por cerca de 160 agentes e 291 orientadores de trânsito, que, diariamente, estão nos principais corredores viários da cidade, hoje priorizam as áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, 5 equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 112 câmeras. 

Três guinchos estão em pontos estratégicos para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De meia-noite até as 17h, 25 acidentes foram registrados, nenhum deles com vítima. Até as 17h, 56 semáforos apresentaram problemas, dos quais 36 já foram ajustados e os demais contam com equipes em deslocamento aos locais. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.

Confira as vias que apresentaram pontos de alagamento e já foram normalizadas a partir das 13h: Av. Antônio de Góes, Av. Domingos Ferreira, Av. Cruz Cabugá, Av. Agamenon Magalhães, Av. Engenheiro José Estelita e Av. Sul.