Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 03.06.16 - 17h21

Recife celebra Semana do Meio Ambiente

As comemorações serão marcadas pela assinatura do Pacto pela Mata Atlântica, exposições, teatro, brincadeiras, contação de história, trilhas, além do plantio de 600 mudas

 

Deste domingo (05) até a proxima sexta (10), o Recife vai celebrar a Semana do Meio Ambiente, com uma série de atividades promovidas pela Prefeitura ligadas à sustentabilidade, educação ambiental e ampliação do verde nas vias públicas. A abertura das comemorações acontecerá no Jardim Botânico do Recife, a partir das 10h, com a assinatura do “Pacto pela Mata Atlântica”, uma iniciativa de caráter nacional que reúne ONGs, empresas e órgãos públicos com o objetivo de restaurar o bioma. A programação conta ainda com exposições, teatro, brincadeiras, contação de história e trilhas no Jardim Botânico e no Econúcleo da Jaqueira, além do plantio de 600 mudas.

Com a adesão ao Pacto, a capital pernambucana, que possui cerca de 6.400 hectares de Mata Atlântica, passa a contar com apoio técnico especializado na realização de projetos de restauração e ampliação do bioma. Entre as iniciativas parceiras que podem ocorrer, estão a implantação de mosaicos e corredores ecológicos, promoção do uso sustentável dos recursos naturais, instrumentos de fiscalização e controle, políticas de pagamento por serviços ambientais. “A Mata Atlântica é um dos biomas mais importantes e mais ameaçados. Para garantir sua conservação, já realizamos projetos e pesquisa nesta área, no Jardim Botânico. Nossa ideia é reforçar e ampliar os trabalhos”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Inamara Mélo.

A semana comemorativa também prevê diversas atividades para envolver e sensibilizar as pessoas na preservação do verde. A partir de domingo (05), uma campanha sobre arborização vai circular nas redes sociais da Secretaria de Meio Ambiente e o Centro de Convivência do Jardim Botânico passa a abrigar uma exposição com a mesma temática. Já para a garotada, tanto no Jardim quanto no Econúcleo do Parque da Jaqueira, o primeiro dia será marcado pela apresentação do espetáculo infantil “Casamento de Rosinha com seu noivo reciclado”, trilhas, jogos, contação de história e exibição de vídeos educativos. 

No Econúcleo da Jaqueira, a criançada ainda poderá conferir uma exposição da fauna da Mata Atlântica. Afora os banners informativos, o projeto Trilogia Bio levará animais silvestres para mostrar aos pequenos. Em alguns casos, será possível tocar nos bichos. Para os adeptos dos jogos digitais, o espaço vai disponibilizar, na sala interativa, cinco novos games, que venceram a segunda edição do Desafio EcoRecife. Durante a semana, atividades educativas ocorrerão nas escolas municipais participantes do Programa Educar para uma Cidade Sustentável.

Ao longo do mês, será realizado o plantio das 600 árvores nas ruas da Encruzilhada e na Ilha Joana Bezerra. A primeira ação acontece na próxima segunda-feira (06), em parceria com Celpe, iniciando nas ruas Inácio Galvão dos Santos e Amaro Coutinho, na Encruzilhada. A atividade envolverá a participação de estudantes da Escola Municipal Engenheiro Edinaldo Miranda de Oliveira. Na próxima quarta-feira (08), o trabalho de arborização chega às margens do canal Ibiporã, na Ilha Joana Bezerra. A iniciativa é fruto de uma ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Urb.

 

Sustentabilidade – No encerramento da semana comemorativa, a Prefeitura do Recife lançará a Certificação das Construções Sustentáveis. O selo abrangerá os empreendimentos habitacionais e não habitacionais, que adotarem medidas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental e as emissões de Gases de Efeito Estufa na cidade. No mesmo ato, será realizada a posse aos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) e anunciado o terceiro edital para financiamento de projetos ambientais da sociedade civil. Ao todo, serão destinados R$ 260 mil do Fundo Municipal de Meio Ambiente para iniciativa.

 

Serviço

O quê: Prefeitura do Recife promove Semana do Meio Ambiente

Quando: Domingo (05), às 10h

Onde: Jardim Botânico do Recife, BR 232, Km 7,5, Curado

 

Confira a programação completa:

 

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

 

DOMINGO – 05\06

 

Jardim Botânico

 

10h- Abertura da Semana de Meio Ambiente:

  • Assinatura do Pacto da Mata Atlântica
  • Lançamento da campanha de Arborização (Exposição, campanha de redes sociais e site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife)
  • Anúncio do plantio de 600 árvores nos bairros da Encruzilhada e Joana Bezerra, através de parcerias com a Celpe, Urb e compensações ambientais.

 

11h – Apresentação da peça “Casamento de Rosinha com seu noivo reciclado”

 

11h30 - 15h30 - trilhas, jogos, contação de história e exibição de vídeos educativos.

 

Econúcleo Jaqueira

9h - 11h - Trilha “Conhecendo as árvores do parque”

Brincadeiras, jogos digitais e atividades Ecopedagógicas (Coletivo Vivá – UFPE)

Exposição “Jóias da Natureza” (Coletivo Vivá – UFPE)

Exposições Jardim do Baobá e Fauna do Capibaribe

Votação da campanha We Loves Cities, da WWF – World Wide Found

11h - Exibição de Animais Silvestres – Projeto Trilogia Bio

14h - Trilha “Conhecendo as árvores do parque”

15h 30 – espetáculo infantil “Casamento de Rosinha com seu noivo reciclado”

16h 30 – Contação de história: “A incrível história do peixe que engoliu um rio”, com Ceci Calado

 

SEGUNDA – 06\06

9h – início do plantio de mudas no bairro da Encruzilhada, com estudantes da Escola Municipal Engenheiro Edinaldo Miranda de Oliveira. Iniciativa em parceria com Celpe.

Local: Rua Inácio Galvão dos Santos e Rua Amaro Coutinho, na Encruzilhada.

 

TERÇA – 07\06

8h - 10h – Oficina de Horta Domiciliar

Local: Espaço Ciência

 

9h – Debate sobre a revisão do Manual de Arborização

Local: auditório do Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas

 

9h30 – Trilha temática “Conhecendo árvores nativas da Amazônia”

Local: Jardim Botânico

Inscrição: 3355.0002 (30 vagas)

 

QUARTA – 08\06

9h – início do plantio de mudas no canal do Ibiporã, na Ilha Joana Bezerra. Iniciativa em parceria com a Urb.

 

QUINTA – 09\06

9h – Plantio no Hospital Otávio de Freitas, encerrando o Curso de produção de mudas, paisagismo e plantio realizado pelo Jardim Botânico. Grupo de 30 servidores do hospital.

Local: Hospital Otávio de Freitas.

 

SEXTA – 10\06

9h – Posse dos novos conselheiros do COMAM

Lançamento do edital de projetos ambientais para a sociedade civil

Lançamento da Certificação das Construções Sustentáveis

Local: Econúcleo da Jaqueira

 

9h - Oficina de produção medicamento fitoterápico do projeto Farmácia Viva.

 

Local: Jardim Botânico