Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Assistência Social | 03.06.22 - 10h52

Assistência integrada nos abrigos garante atendimento médico e acolhimento em saúde mental

img_alt

Além de receber acolhimento humanizado e ajuda humanitária, famílias abrigadas ainda contam com atendimentos de saúde por equipe multidisciplinar e acolhimento em saúde mental. Recreadores têm realizado atividades lúdicas com as crianças e população está recebendo ajuda para retirar documentos. (Foto: Dondinho/PCR)


Desde o último final de semana, quando os abrigos abriram as portas para a população em situação vulnerável por conta das chuvas que caíram no Recife, os munícipes contam com uma rede de amparo transversal para garantir segurança alimentar, psicossocial, de saúde e cidadania. Do total de desabrigados, 1,5 mil estão acolhidos em 17 escolas e creches da rede de ensino, que se tornaram palco de esperança e solidariedade.

Para fazer o atendimento médico e  acolhimento em saúde mental dos abrigados, 160  profissionais da área de saúde percorreram os abrigos para promover assistência a quem precisa. No total, foram percorridos 32 abrigos entre os mantidos pela Prefeitura e aqueles oferecidos pela sociedade civil. Mais de 1,3 mil atendimentos médicos foram realizados e a equipe de saúde aproveitou para colocar as vacinas de influenza, tétano, sarampo e covid dos abrigados em dia, aplicando um total de 4.704 doses. O acolhimento em saúde mental foi oferecido a 193 pessoas, e também foram distribuídos 2,082 kits de saúde bucal e 4.704 medicamentos.

De acordo com Juliana Santiago, gestora do Distrito Sanitário 4, uma das principais demandas dos profissionais de saúde é o acolhimento em saúde mental. "Contamos com terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e psicólogos para prestar acolhimento e fazer escuta qualificada, realizando encaminhamento pertinente a cada caso", reforçou. "Muitas pessoas também perderam remédios e receitas. Por isso, o atendimento médico serve para garantir novas prescrições para quem faz uso de medicamento contínuo", afirmou Juliana. 

Os dias também têm sido de resgate da cidadania nos abrigos. Desde a terça-feira equipes do Balcão de Direito, Defensoria Pública e da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco estão atendendo à população dentro da unidade de ensino e entregando ofícios para a emissão de novas vias de certidão de nascimento, casamento, óbito e divórcio, além da cédula de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). 

Para a atenção às crianças, a Prefeitura montou uma programação feita por recreadores e arte-ducadores. A programação é dividida em dois turnos, sendo realizada pela manhã e também na parte da tarde. Atualmente a ação está sendo realizada em 17 unidades de ensino da Rede Municipal do Recife e conta com oficinas de origami, desenho, pintura e contação de histórias. 

Solidariedade - A Campanha Recife Solidário segue no apoio às famílias. As doações preferenciais são de alimentos não-perecíveis, especialmente cestas básicas com itens não perecíveis, kit acolhimento (Colchões, lençóis, cobertores, travesseiros e toalhas), kit de higiene (xampu, sabonete, escova e pasta de dente, pente, desodorante, fralda e absorvente), kit de limpeza (água sanitária, desinfetante, detergente, vassouras, pano de chão, rodo, bucha, saco de lixo, pá de lixo) e água potável. A Prefeitura lembra que também está recebendo, nos pontos de doação, ração para animais, além de medicamentos veterinários e utensílios para animais domésticos.

As doações podem ser entregues no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem e no Terminal Marítimo de Passageiros, além de pontos de coleta situados nos shoppings Plaza, Recife, Tacaruna, Boa Vista e RioMar, nas lojas da rede Novo Atacarejo, da Drogaria São Paulo e dos supermercados Big de Casa Forte, da Avenida Caxangá, de Boa Viagem, na Avenida Recife e no Shopping Tacaruna. Os donativos também podem ser entregues nos Terminais de Passageiros de ônibus e na sede do Procon Recife, que fica na Boa Vista. Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do movimento solidário para doação de produtos ou serviços podem entrar em contato com Central de Arrecadação, por meio dos números (81) 98791-2705 e 3355-9412 ou enviar e-mail doacaorecifesolidario@gmail.com.