Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Ação Inverno | 03.06.23 - 11h05

Prefeitura do Recife entrega 500ª obra realizada neste ano pelo Programa Parceria

img_alt

Neste sábado (3), também será inaugurada uma intervenção de contenção, estabilização de encostas e drenagem no Córrego do Bartolomeu; no Ipsep, quadra esportiva Euler Bentes foi totalmente revitalizada. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (3), no Alto José do Pinho, a 500ª obra concluída pelo Programa Parceria no ano de 2023. A iniciativa, que executa intervenções de infraestrutura nos bairros junto com a população, deverá chegar este ano a 1.200 obras entregues, 20% a mais do que no ano anterior. Além disso, também foi entregue a obra de contenção, estabilização de encostas e drenagem realizada entre a 2ª Travessa Córrego do Bartolomeu e a Rua Padre Oliveira, no mesmo bairro. O prefeito João Campos foi até o local para conversar com os moradores e fazer a entrega dos serviços. Antes, o gestor também foi ao bairro do Ipsep para realizar a entrega da quadra Euler Bentes totalmente requalificada.

"São 500 obras como essa (do Parceria) que já foram feitas neste ano. Até dezembro, chegaremos em 1.200", projetou o prefeito João Campos. "São mais 700 que serão feitas com muita intensidade, em parceria com os recifenses. É um recorde deste programa, premiado pela ONU e que faz tão bem à população. Cada obra dessa significa um ponto de risco que foi resolvido”, continuou. O Parceria é desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). A 500ª obra entregue este ano fica na Rua Vespasiano, número 32, no Alto José do Pinho, e foi feita em alvenaria armada, protegendo uma área de 45 m2. Este ano, as obras concluídas já beneficiaram 1211 famílias e outras 296 estão em andamento, garantindo mais segurança e qualidade de vida para 947 famílias.

Beneficiada diretamente pela obra número 500 do programa, Claudia Tavares, 57 anos, agora está com sorriso de orelha a orelha. “Antes aqui era um desastre. Tudo era questão de medo. Ficávamos pensando justamente no inverno, agora, porque ficava tudo esburacado. Era só pensando no pior, terrível. Mudou muito agora”, contou, aos risos. “É mais tranquilidade. Outra história para a gente. Estou muito feliz", disse. Com o Programa Parceria, a Defesa Civil do Recife fornece projeto, material e orientação técnica/social para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. Os serviços realizados incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

O Programa Parceria foi a primeira iniciativa do Nordeste, e a quinta do Brasil em mais de 30 anos de premiação, a ganhar o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat. O prêmio reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios. A premiação inclui também contribuições no campo do desenvolvimento, incluindo a melhoria da vida urbana, o fornecimento de moradias e, com destaque, a atenção aos mais vulneráveis.

ENCOSTA – Também neste sábado (3), a Prefeitura do Recife realizou a conclusão dos serviços de contenção, estabilização de encosta e drenagem do trecho entre a 2ª Travessa Córrego do Bartolomeu e a Rua Padre Oliveira, também no Alto José do Pinho. A obra teve início em agosto do ano passado e beneficiou 29 famílias. “O trabalho tem sido intenso nas encostas. Tem ainda mais de 45 já em obras e 24 que estão começando. É obra em todo canto da cidade”, pontuou o prefeito João Campos. “Aqui, foi investido R$ 1,2 milhão na construção de dois muros de arrimo de 371 m2, passeio de 395 m2 e mureta de proteção, além de 900 m2 de tela argamassada e 98 m de drenagem”, explicou.

Severina Conceição, 58 anos, não podia nem ficar em casa no período de chuvas, tomada pelo medo. "Quando começava a chover, a gente não dormia. Nesse inverno que passou, fiquei com muito medo e fui dormir na casa da minha filha. Aqui era cheio de mato, muito inseto, timbu, gabiru, escorpião. Até cobra já entrou na minha casa. Agora está uma coisa maravilhosa, graças a Deus.  Durmo tranquila em casa, sem precisar sair mais. Meu muro prontinho, está tudo uma beleza”, contou.

Limpar mato acabava sendo um dos problemas de Olga Maria Dos Santos, 49 anos, que nasceu e vive no local. "Era muito mato, nem sempre eu dava conta sozinha. A gente precisava ficar pagando para limparem. Depois fiz uma cerca, comprei material com meu dinheiro, para ver se melhorava a situação da gente. Era muito capim, lixo, gente jogando mobília. Graças a Deus, agora depois dessa obra, a gente só tem a agradecer. Viver melhor, a partir de agora. Vai sobrar até um dinheiro, porque acabou isso de mandar fazerem limpeza", comemorou.

Atualmente estão sendo executadas 46 obras de contenção definitiva de encostas nos morros do Recife e outras 66 já foram entregues à população. Na última semana, o prefeito João Campos deu ordem de serviço para iniciar obras em mais 24 encostas. Com o ProMorar a perspectiva é realizar 100 grandes obras de encostas todos os anos.

QUADRA EULER BENTES – Os praticantes de atividades esportivas do Recife ganharam um novo espaço para poder suar a camisa. No Ipsep, na rua Saturnino Meireles, Zona Oeste do Recife, a quadra esportiva Euler Bentes ganhou nova coberta, alambrados, piso e pintura. A obra, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, com emenda do deputado federal Augusto Coutinho, também contou com a parceria da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, por meio do Programa Colorindo o Recife. Neste sábado (03), o prefeito João Campos foi conferir o espaço.

"O equipamento está todo requalificado. Aqui, é uma quadra que tem um significado muito afetivo para a cidade. Inclusive, aqui é o berço do 1x1. Ney Silva começou aqui e depois estourou para o Brasil inteiro", destacou João Campos. "Ficamos muito felizes por trazer um lugar de qualidade para crianças, jovens, para todo mundo se exercitar na cidade como um todo. Especialmente aqui, com tanta gente ao redor e faltava um lugar como esse”, acrescentou.

"Essa quadra é uma oportunidade para a gente poder dar vida dentro do Ipsep. Esse era um espaço utilizado pelas pessoas de forma equivocada, mas agora trouxemos o esporte de volta. Estamos felizes por entregar de volta para a comunidade um equipamento completamente reestruturado e com condições de uso, para que as pessoas se exercitem e se mexam cada vez mais", frisou o secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho.