NOTÍCIAS

Cultura | 03.07.12 - 22h36

João da Costa inaugura 2ª etapa do habitacional Mangueira da Torre

O prefeito do Recife, João da Costa, inaugura, nesta quarta-feira (04), às 19h, a 2ª etapa do Conjunto Habitacional Mangueira da Torre, no bairro da Torre, na zona oeste da cidade (RPA-4). A obra, executada pela Sanear, faz parte do projeto de urbanização da comunidade Mangueira da Torre, onde estão sendo investidos R$ 5.214.684,18 em ações de saneamento integrado, beneficiando, diretamente, 1.302 moradores. Na ocasião, serão entregues 16 unidades localizadas na Rua Antônio Cordeiro, esquina com a Rua Demóstenes de Olinda, nas proximidades da Avenida Beira Rio. Desde o início da gestão já foram entregues quase 3 mil apartamentos, em 24 conjuntos habitacionais, a famílias que moravam em áreas insalubres.

O habitacional é formado por 69 moradias e teve sua construção dividida em três etapas. A primeira, com 32 apartamentos e cinco casas, foi entregue em abril de 2011. Nessa segunda inauguração serão entregue 16 apartamentos e a 3ª etapa com as últimas 16 unidades está com previsão de entrega até dezembro. A exemplo da primeira etapa, os dois blocos de oito apartamentos (térreo mais três andares) que serão inaugurados nesta quarta-feira (04) serão ocupados por famílias retiradas de moradias precárias na própria comunidade. As novas moradias possuem 40 metros quadrados de área construída distribuídos entre dois quartos, sala, cozinha, banheiro, terraço e área de serviço.

Além do um conjunto habitacional, o projeto de urbanização em andamento na Mangueira da Torre compreende, ainda, a implantação de um sistema de esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação em paralelo e drenagem de quatro ruas e seis travessas (obras já concluídas) e 16 acessos – em andamento. Naquela comunidade as ações estão sendo realizadas dentro dos padrões de saneamento integrado, o que envolve participação popular, controle social e práticas sustentáveis, através de um trabalho de educação sanitária e ambiental. Entre as vias beneficiadas, estão as ruas Demóstenes de Olinda, Águas Belas e Clóvis Bevilac, além da Travessa Antônio Rabelo.

Os novos moradores dessa segunda etapa também passaram em maio deste ano por uma ação de gestão condominial que teve como objetivo capacitar os moradores para convivência em habitação verticalizada. O trabalho foi realizado através de capacitação com temas práticos sobre condomínio o que culminou com a construção de um regimento interno e na eleição do síndico. O mesmo formato foi realizando em 2011 com as famílias da primeira etapa do habitacional.

Desde o início da intervenção na Torre, em 2009, foi instalada no canteiro de obras, uma sala para atendimento à população local. A mobilização social incluiu a formação de comissões de acompanhamento da obra, com apoio da associação dos moradores. Na sala de atendimento social os técnicos da Autarquia Sanear ainda promovem palestras, oficinas de educação sanitária e ambiental e encaminhamentos para a rede sócio-assistencial do município.