NOTÍCIAS

Cultura | 03.07.14 - 15h10

Paço do Frevo abre programação de julho com dança e música instrumental

Em julho, o Paço do Frevo recebe espetáculos de dança, orquestras, agremiações carnavalescas e grandes nomes da cena musical de Pernambuco. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

Em julho, uma das melhores alternativas de programação de férias para o público recifense está no Paço do Frevo, o centro cultural de referência dedicado ao fomento, difusão e preservação da cultura do frevo em Pernambuco e no Brasil. Abrindo a programação de férias, a Quinta no Paço desta semana (03/07) recebe o grupo Guerreiros do Passo com o espetáculo “O Frevo”. Resultado de um experimento dos dançarinos, o espetáculo possui uma característica mutante que se molda com as pesquisas e investigações do grupo. Com figurinos que remetem ao início do século passado, os bailarinos remontam a história do ritmo, dos primeiros passos aos movimentos que conhecemos hoje. A coreografia é acompanhada por acordes de berimbau, dobrados e frevos das primeiras décadas do século XX.

Na sexta-feira (04/07), a Hora do Frevo tem a honra de receber a estreia do projeto de três grandes instrumentistas do Estado. Vindos de estilos musicais diferentes, Lucas dos Prazeres (percussão), João Paulo Albertim (cavaquinho e bandolim) e Vinícius Sarmento (violão de 7 cordas) encontram no frevo uma paixão em comum. Responsáveis pela renovação da música instrumental pernambucana, os músicos montaram o repertório do novo projeto com releituras para o frevo, incentivando uma ponte entre o tradicional e o contemporâneo.

PROGRAMAÇÃO - Em julho, o Paço do Frevo recebe espetáculos de dança, orquestras, agremiações carnavalescas e grandes nomes da cena musical de Pernambuco. Na programação estão o Bloco Lírico Confete e Serpentina, a bailarina Flaira Ferro, Maestro Forró, as bandas Rivotril e Treminhão, entre outros. Ainda dentro da programação do equipamento cultural, estão debates e encontros entre a música e a dança.

CURSOS - Uma programação interessante para a criançada é o curso Frevo Aprendiz, voltado para crianças de 7 a 10 anos. Com início marcado para o dia 16/07, o curso oferece uma prática lúdica misturando as dinâmicas de movimento da capoeira com os princípios do movimento do frevo, encontro que potencializa a brincadeira corporal. O curso será ministrado pelo Mestre Meia-Noite, um mestre que, segundo o escritor Ariano Suassuna, "toma conta do palco todo com dança". Formado mestre no Boi Castanho, academia de Antônio Carlos Nóbrega, fez também parte do Balé Popular do Recife e divulgou sua dança e nossas tradições através do mundo. No Paço do Frevo, Mestre Meia Noite dá aulas aos sábados até novembro, das 15h às 16h.

PAÇO DO FREVO - O Paço do Frevo é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco: o frevo. Localizado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, o Paço é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com realização da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), do Governo do Estado de Pernambuco, por meio de sua Secretaria de Turismo e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), do Instituto Camargo Corrêa, do Instituto Votorantim, do Itaú, da Rede Globo e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço

QUINTA NO PAÇO
Apresentações culturais de grupos e agremiações na Praça do Frevo (3º andar).
Sempre às quintas | 18h30
03/07 - O Frevo, com Guerreiros do Passo
10/07 - Orquestra do Maestro Adelmo Apolônio
17/07 - Bloco Lírico Confete e Serpentina
24/07 - Coral Valores do Passado
31/07 - Trajetos e trejeitos, com Fláira Ferro

HORA DO FREVO
Apresentações musicais no espaço do Café Evoé.
Sempre às sextas | 12h
Acesso gratuito, sujeito à lotação.
04/07 - Lucas dos Prazeres, João Paulo Albertim e Vinícius Sarmento
11/07 - Maestro Forró Trio
18/07 – Rivotril
25/07 – Treminhão

ARRASTÃO DO FREVO
Cortejo com as orquestras e agremiações de frevo pelas ruas do Bairro do Recife.
Concentração às 15h na Av. Rio Branco (em frente ao restaurante O Poeta).
Acesso gratuito
27/07 - Clube Carnavalesco Misto Tadeu no Frevo

(COM)PASSO
Jogo de improvisos entre um músico e um passista.
19/07, às 17h, com Hélder Vasconcelos e Orunmillá Santana

FREVO EM DEBATE
Espaço direcionado ao diálogo e debate em torno de aspectos e temas relevantes ao frevo.
“...E o ensino da dança do frevo hoje?”
26/07, às 16h
Inscrições até 24/07