NOTÍCIAS

| 03.07.14 - 08h49

Vigilância Sanitária disponibiliza lista de boas práticas para o setor de panificação

O encontro contou também com a participação do Ministério Público de PE, Procon-PE e donos de padarias

A Vigilância Sanitária (Visa) do Recife disponibilizou, na tarde desta quarta-feira (2), um checklist com orientações sobre as normas sanitárias a serem seguidas pelas panificadoras. A lista foi divulgada durante reunião na sede do Sindicato da Indústria de Panificação (Sindipão), que contou com a presença do diretor-presidente do Procon-PE, José Rangel, do promotor de justiça Maviael Souza e também de representantes e empresários do setor de panificação.

No encontro, a chefe de controle de alimentos da Visa, Geise Belo, fez uma apresentação acerca das atribuições do Órgão, e falou sobre os cuidados que os estabelecimentos devem tomar com os produtos alimentícios que são comercializados. “É preciso observar passo a passo do produto, do fornecedor ao manipulador. Os cuidados começam quando o produto deixa a fábrica, como é transportado e de que forma ele chega ao local onde será vendido. Depois disso, as atenções ficam voltadas para o armazenamento e a manipulação”, explicou Geise.

A lista com todos os itens que os panificadores devem ficar atentos foi entregue ao Sindipão, e inclui o monitoramento da qualidade da água, as condições higiênico-sanitárias do ambiente e também as quais são submetidos os funcionários. Geise Belo lembrou ainda da Lei 16.039/95, que dispõe sobre as condições de funcionamento das atividades ligadas ao setor da panificação.

Para a gerente de Vigilância Sanitária, Adeílza Ferraz, o consumidor é o mais beneficiado com o trabalho educativo do setor. “Nós queremos que a população tenha segurança na hora em que for consumir um produto”, disse Adeílza. De acordo com ela, a reunião não garante que a Visa não possa realizar uma vistoria. “Se nós recebermos uma denúncia de surto, ou qualquer irregularidade, nossos técnicos vão visitar o estabelecimento, para punir, se for o caso”, afirmou.

O diretor-presidente do Procon-PE, José Rangel, elogiou a iniciativa do Sindipão, e disse que isso mostra o comprometimento da categoria com o serviço prestado aos consumidores. “Nosso objetivo foi vir aqui e buscar o apoio de vocês, para que cumpram as exigências dos órgãos fiscalizadores”, disse Rangel. “Espero que o setor mergulhe de fato na lei, identifique os pontos falhos e corrijam-nos”, declarou o promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco, Maviael Souza.

De acordo com o presidente do Sindicado da Indústria de Panificação, Paulo Pereira, o principal objetivo do encontro foi chamar a atenção dos empresários para o assunto. “Decidimos nos antecipar para dar um treinamento preventivo aos nossos associados, que sempre tiveram boas intenções. Esperamos que melhore o setor como um todo, depois dessa conversa. Nós temos que ter essa responsabilidade não só porque é nossa obrigação com o consumidor, mas também porque somos consumidores”, afirmou Paulo.