NOTÍCIAS

| 03.07.15 - 15h19

Trotes durante período de férias preocupam SAMU

O período de férias escolares aumenta o alerta dos teleatendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 192 em relação às chamadas. É que o número de ligações falsas recebidas pela central, especialmente nos meses de janeiro, julho e dezembro, cresce. Em todo o ano passado, os trotes representaram cerca de 45% das ligações recebidas.

Só em julho de 2014, o Samu recebeu 38.858 ligações, das quais 19.447 eram trotes (50%). “É um número altíssimo que tem consequências graves, podendo acarretar problemas para a própria família de quem faz o trote, pois algum parente pode esperar mais pelo socorro que está em uma ocorrência falsa”, explicou Leyla Barreto, gerente de Serviços de Teleatendimento do Samu.

De acordo com ela, durante o dia as ligações geralmente são realizadas por crianças, e à noite por adultos. “Normalmente, os funcionários da central têm habilidade para identificar uma ligação falsa, por exemplo, pelo som ambiente ou pelo tom de voz da pessoa que liga. Quando acontece um acidente grave, é normal que várias pessoas entrem em contato com o 192, e não só uma pessoa”, afirmou coordenador geral do Samu, Leonardo Gomes.

Uma das estratégias do serviço para reduzir o número de ligações falsas é o Projeto Samu nas Escolas, no qual uma escola municipal é visitada por semana, durante todo o ano. “O nosso objetivo é educar esses alunos e esclarecer sobre a importância do serviço, já que eles são multiplicadores e reproduzem tudo em casa”, disse Leyla.