Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 03.07.17 - 10h53

Prefeitura do Recife promove II Torneio de Robótica

img_alt

Estudantes da rede foram campeões de Olimpíada Brasileira em 2015 e 2016 e representaram Brasil no mundial (Foto: Cortesia)

 

Amanhã (terça-feira, 4 de julho), o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, vai sediar a segunda edição do Torneio de Robótica do Recife a partir das 14h. A competição vai reunir 151 estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental matriculados em 35 escolas da rede e é seletiva para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, competição nacional na qual a capital pernambucana tem se destacado desde 2015 e através das quais envia representantes para campeonatos mundiais da categoria.

O torneio visa estimular os estudantes a enfrentarem desafios na construção de robôs/ carros em ambiente de resgate suplantando falhas, obstáculos e terrenos acidentados em intervalos pequenos de tempo. A disputa está dividida em duas modalidades: 33 equipes participam na modalidade Lego e outros três grupos competem na modalidade ‘Arduíno’, que consiste em robôs montados a partir de materiais recicláveis. As 15 equipes com melhor pontuação serão treinadas para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cuja fase estadual acontecerá até agosto e a final nacional terá lugar em Curitiba, entre 7 e 10 de novembro.

Para inspirar os competidores, a equipe de oito estudantes vencedora da OBR de 2016 estará presente. Atualmente, eles se encontram em treinos diários para a etapa mundial, que acontecerá em Nagoya, no Japão, e para onde embarcam no dia 20 de julho. Entre os oito, quatro já estiveram em disputas internacionais graças ao programa Robótica na Escola, que foi implantado pela Prefeitura do Recife em 2014.

ROBÓTICA NA ESCOLA – Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente 73.390 estudantes têm acesso ao programa e 4.554 professores foram capacitados nesta área. O programa contempla três modalidades: robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Education (os mais utilizados nas competições); linha de robôs humanóides NAO (com os quais os estudantes têm contato durante aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania - CETEC) e a linha de robótica com ferramentas, que permite a construção de objetos robóticos a partir de peças simples do cotidiano, envolvendo conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores e metarreciclagem, além de elementos da matemática, da física e de diversas áreas do conhecimento.


Serviço:


II Torneio de Robótica do Recife

Quando: 4 de julho (terça)

Horário: A partir das 14h

Quem: 151 estudantes do 6º ao 9º anos

Compaz Ariano Suassuna (Avenida General San Martin, s/nº, Cordeiro)