NOTÍCIAS

Cultura | 03.08.12 - 10h52

Curso de bijuteria e de gestão das mulheres é encerrado na RPA 2

O projeto Produção, comercialização e gestão das mulheres, executado pela Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife, encerrou as atividades com uma exposição dos produtos elaborados durante a formação em bijuterias. Depois de participar do curso de um mês, as moradoras da RPA-2 disponibilizaram as peças que produziram no evento de encerramento na tarde desta quinta-feira (02), no Bar Bate Papo, situado em Água Fria.
 
Na capacitação, as alunas aprendem, ainda, a gerir seus próprios negócios com a habilidade especifica em confecção e montagem de bijuterias. As ações do projeto estão ocorrendo simultaneamente nas seis RPA’s, sendo cada momento destinado as oficinas estruturantes e as oficinas de elaboração e confecção das bijuterias.
 
O projeto municipal tem o apoio da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres da Presidência da República, tendo como parceira a ONG Casa da Mulher do Nordeste, que disponibilizam as facilitadoras.  De acordo com a titular da secetaria da Mulher, Rejane Pereira, "o objetivo da iniciativa é viabilizar e valorizar o trabalho das mulheres, pois elas ainda sofrem com a exclusão econômica, têm menos acesso ao mercado, e sofrem com a precariedade das condições de trabalho e no reconhecimento dos seus direitos trabalhistas".
 
O desemprego e a baixa remuneração, sobretudo das mulheres negras, foram outros indicativos das desigualdades de gênero e raça existentes na sociedade apontados pela secretária. As ações realizadas pelo projeto são voltadas para formação profissional de 120 mulheres das seis RPAs, no âmbito das temáticas de cidadania, direitos humanos, relações de gênero, enfrentamento da violência, empreendedorismo na produção, comercialização e gestão das mulheres.