NOTÍCIAS

| 03.08.12 - 16h31

Exames de tuberculose e hanseníase são oferecidos gratuitamente no Córrego da Josélia

[caption id="attachment_23499" align="alignleft" width="334"] Ação foi realizada no Córrego da Josélia, em Nova Descoberta. Foto: Irandi Souza[/caption]

Ação concluiu a busca ativa de possíveis portadores iniciada na última segunda-feira (30) que visitou cerca de cinco mil moradores

Por Tádzio Estevam

Os moradores do Córrego da Josélia, em Nova Descoberta, tiveram a oportunidade de saberem se são portadores de tuberculose, hanseníase ou as duas moléstias durante a realização de exames gratuitos nesta sexta-feira (03) oferecidos pela Secretaria de Saúde do Recife. A ação concluiu a busca ativa de possíveis portadores iniciada na última segunda-feira (30) que visitou cerca de cinco mil moradores da comunidade.

Os exames aconteceram na Associação de Moradores do local. Uma médica dermatologista atendeu mais de 30 pessoas que foram identificadas com algum sinal de hanseníase durante a busca. De acordo com a coordenadora municipal de hanseníase, Milde Cavalcanti, a ação ajudou a aproximar o serviço da comunidade. “Estamos felizes com a nossa atividade iniciada desde o início da semana e finalizada hoje, aqui, no Córrego da Josélia. Conseguimos identificar 30 pessoas que apresentavam algum sintoma da doença, e isso é muito importante para eles e para o nosso serviço”.

Uma dessas pessoas foi o pequeno Kauã dos Santos. Com apenas oito anos de idade, há nove meses os primeiros sintomas apareceram. Acompanhado da avó, dona Maria José dos Santos e de dois irmãos, o garoto foi examinado pela dermatologista que constatou a hanseníase. “Ele apresentou uma mancha no rosto há algum tempo. Suspeitei de hanseníase porque a mancha não coçava, não doía, apenas crescia. Quando as agentes estiveram lá em casa na última segunda-feira e avaliaram ele, suspeitaram da doença e hoje tivemos o diagnóstico”, disse. Kauã foi encaminhado para o Centro de Saúde Bruno Maia e a partir da próxima segunda-feira (06) iniciará o tratamento.

Com relação à tuberculose, a coordenadora municipal do programa de prevenção, Júlia Vilela, também comemorou o resultado da ação. “Conseguimos identificar quase trinta pessoas durante esta semana. De posse do coletor de escarro, os moradores enviaram as amostras para o centro de saúde para que fossem encaminhadas ao laboratório municipal para o exame. O nosso maior ganho foi poder levar a informação e sensibilizar a comunidade”, comemorou.

Durante toda a semana, técnicos das coordenações municipais para as duas moléstias, acompanhados de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), visitarem os cerca de cinco mil moradores do Córrego para identificar, sensibilizar e convidá-los para os exames. No primeiro dia da busca foram distribuídos potes coletores para escarros – no caso dos possíveis portadores de tuberculose -, e fichas de autoimagem para os que possam ter indícios de hanseníase. Na última quarta-feira (01), algumas palestras de esclarecimento foram realizadas na associação.

A Prefeitura do Recife incentiva ações como essa que tem como objetivo aproximar as comunidades do esclarecimento a respeito da saúde, a fim de destacar principalmente a importância do diagnóstico precoce e a possibilidade de tratamento e cura.