Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas participa de evento da Central Única das Favelas
Temática de prevenção ao uso de substâncias psicoativas será inserida nos eventos da organização
A Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (SECOD) iniciou parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) e participou do lançamento do site Danças Urbanas, no Parque de Santana, Zona Norte da cidade, na segunda-feira (27). O evento consagra a parceria entre a secretaria e a organização e abre à população as inscrições para o Brasil Break Dance (Bradan), campeonato pernambucano, modalidade 2x2. Juntas, SECOD e Cufa vão desenvolver intervenções que visam promover a dignidade e autonomia do usuário de crack e outras drogas nas comunidades da Região Metropolitana do Recife,através de dois, dos três eixos da pasta: prevenção e ressocialização.
Com apresentação de rappers, Djs e dançarinos, os B.boys e B.girls, o evento contou com a presença de representantes das Ongs Cores do Amanhã, Projeto Formando Amanhã e Atravessando o Jordão, além da Associação Metropolitana de Hip Hop, Grupo Coletivo Viaduto Prazeres Hip Hop e Associação Padre Enzo. Como também, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão, responsáveis pela coordenação do Parque Urbano da Macaxeira e de Santana.
A secretária de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, Aline Mariano, destaca a relevância de estabelecer essa união. “A SECOD apoia todas as ações de enfretamento às drogas. Hoje iniciamos uma parceria que será bem sucedida com a Cufa e com todos esses atores que fazem muito bem esse papel social”, ressaltou. De acordo com Mariano, a parceria trará benefícios futuros à atuação da pasta, “acredito que a organização pode somar forças ao nosso Projeto Formação Comunitária, do eixo de Prevenção, que visa realizar intervenção no território para prevenção do uso/abuso do crack e outras drogas”, finalizou. Durante toda promoção do campeonato, será inserida a temática de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. No dia 27 de setembro, será realizada a seletiva estadual com a presença de jurados nacionais e no dia 15 de novembro, será a final com jurados internacionais.
A Cufa, que trabalha com a temática há quase 20 anos e, em Pernambuco está desde 2007, é uma organização reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio Janeiro, que buscam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Em Pernambuco, tem como coordenador Cesar Cronenbold.