Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 03.08.16 - 15h48

Professores do Recife participam do 16º Encontro do Fórum Metropolitano de EJA

img_alt

Objetivo do evento foi articular estudantes, docentes, sindicatos e sociedade civil na discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (Foto: Cortesia)

 

Os professores da rede municipal de ensino do Recife e de outras cidades da Região Metropolitana participaram, nessa terça-feira (2), do 16º Encontro do Fórum de Jovens e Adultos da Região Metropolitana do Recife (Efeja). O evento ocorreu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, e teve o objetivo de articular estudantes, professores, sindicatos, gestores municipais, ONGs e instituições do Grande Recife em prol de discussões sobre os 20 anos da Educação de Jovens e Adultos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Representante do Ministério da Educação (MEC) e ex-gerente da Educação de Jovens e Adultos no Recife, o palestrante Mauro José da Silva destacou a troca de experiências entre os profissionais presentes no evento. "Tanto na Prefeitura do Recife quanto no MEC, o nosso foco sempre foi o aluno, na perspectiva de trazer para eles o direito à educação de qualidade em qualquer momento da vida”, comentou.

A mesa de debates contou com a participação de Cíntia Santos, representante da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Deja) da PCR e uma das coordenadoras do Fórum Metropolitano, que ressaltou a importância do encontro. “O intuito é sistematizar o que vem sendo discutido durante o ano todo dentro da modalidade”, diz.

Durante o evento, as 15 cidades da RMR puderam socializar experiências e vivências das atividades desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Na minha infância, mudei várias vezes de cidade e não pude concluir a escola no tempo normal. Mas agora ficou mais fácil para estudar e quero continuar estudando porque o meu futuro depende da minha educação”, relata a aluna Jenes Kelly da Silva, 17 anos, do 4º módulo do EJA da Escola Municipal Alto Santa Terezinha.

FÓRUM - O Fórum Metropolitano de EJA é um espaço intersetorial que visa articular os vários profissionais, estudantes e instituições da Região Metropolitana do Recife em busca de soluções para a Educação de Jovens e Adultos. Entre seus objetivos estão o fortalecimento e integração das políticas de EJA, reafirmando o compromisso com o direito de todos à Educação Pública de qualidade.