Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 03.08.17 - 17h49

PCR realiza oficina sobre criação de vídeos para finalistas do Concurso Jovens Embaixadores do Turismo

img_alt

Na última etapa do concurso, alunos da rede municipal de ensino devem produzir vídeos para divulgar atrativos turísticos do Recife. (Foto: Cortesia)

 


A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com a Secretaria de Educação e a Câmara Municipal do Recife, realizou, nesta quarta-feira (2), a última fase do Concurso Jovens Embaixadores do Turismo. O encontro aconteceu na reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE) e contou com a presença dos vencedores da  primeira etapa, na qual foram aprovadas 15 redações sobre o tema "as atrações turísticas do meu bairro", escritas pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental, do Programa Travessia ou do Módulo IV – Fase 2 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Através desta iniciativa pioneira, serão selecionados cinco alunos para ocuparem o cargo de Jovem Embaixador do Turismo do Recife.

Nesta fase, os finalistas precisam produzir um vídeo de tema livre, mas que cumpra o papel de divulgar atrativos turísticos presentes na Região Político-Administrativa (RPA) na qual eles estão inseridos. Para isso, o encontro de hoje teve o propósito ensinar sobre o processo de criação e divulgação de um material audiovisual. O chefe de divisão de desenvolvimentos turísticos, Fernando Simões, passou orientação acerca do processo de pré-produção, como a concepção da ideia e a produção de roteiro, noções de iluminação, fotografia e edição de vídeo. "O projeto será essencial para fortalecer a interação desses jovens com a cidade e os equipamentos turísticos. Foi gratificante poder ver a empolgação de todos".

Acompanhados da secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, e do secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, os participantes ganharam um almoço no Restaurante Parraxaxá, com direito à visita técnica ao estabelecimento, que também é um atrativo turístico da capital pernambucana. Em seguida, os finalistas colocaram a mão na massa, realizando simulações de gravação na área externa da reitoria da UPE.

Para Lucas Tiago,19, que está na turma do Módulo IV da EJA na Escola Municipal Rodolfo Aureliano, participar do concurso foi uma conquista inesperada. "Quando a professora falou sobre o concurso, eu me interessei, fiz a inscrição e me dediquei na redação. Não esperava ser selecionado, mas foi uma surpresa muito boa porque pude ver que sou capaz. Agora, vou me dedicar para conseguir produzir um vídeo criativo", disse. Morador do bairro da várzea, Lucas pretende registrar a Oficina Brennand sob um olhar diferenciado. "Pretendo aproveitar essa oportunidade e me empenhar para correr atrás de um futuro melhor para mim e para minha família", concluiu.

Os estudantes também receberam instruções sobre como utilizar as redes sociais para a divulgação de produções audiovisuais e de como fazer o upload do vídeo no Youtube. Para ser validado, o vídeo precisa ter duração de cinco a dez minutos e ser publicado no Youtube até o dia 18 de agosto. Além disso, na avaliação, serão levados em consideração fatores como coerência do roteiro, qualidade da gravação e das técnicas utilizadas e, principalmente, a criatividade.

A lista com os vencedores desta última etapa será divulgada até 31 de agosto, no site do concurso (https://jovemembaixadordot.wixsite.com/recife). Como prêmio, os ganhadores serão condecorados com o título de Jovem Embaixador do Turismo da Cidade do Recife, em uma cerimônia na Câmara Municipal de Recife, no dia 27 de setembro de 2017, além de receber um certificado da Comissão de Educação da Casa de José Mariano. Os jovens também terão assento no Comitê de Turismo da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e poderão desenvolver analisar e participar das discussões sobre as atividades turísticas da cidade. Além disso, ganharão um passeio turístico completo pelos principais atrativos, com tudo incluso.

O Concurso Jovens Embaixadores do Turismo faz parte das ações do Turismo na Escola, que consiste em um conjunto de atividades articuladas com a Secretaria de Educação com o objetivo de promover, qualificar e incentivar estudantes, professores, gestores, escolas e comunidades ao conhecimento da cadeia produtiva do turismo, assim como estimular o desenvolvimento e o empreendedorismo de ações em Turismo para este público.