NOTÍCIAS

Mulher | 03.08.21 - 15h40

Centro de Referência Clarice Lispector tem atendimento ampliado para as unidades do Compaz

img_alt

Descentralização do serviço de proteção às mulheres em situação de violência faz parte da programação do Agosto Lilás. Prefeito João Campos conferiu o novo espaço no Compaz Eduardo Campos nesta terça-feira (3). (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

No Agosto Lilás, para intensificar o acolhimento a mulheres vítimas de violência, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, realiza a descentralização do Centro de Referência Clarice Lispector que agora atende nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Helder Camara, no Coque; e no Ariano Suassuna, no Cordeiro. Para inaugurar a expansão, o prefeito do Recife João Campos esteve no Compaz do Alto Santa Terezinha, e conferiu de perto a Sala da Mulher do local. As Salas da Mulher de cada Compaz vão ser responsáveis pelo primeiro acolhimento das cidadãs; o atendimento e o acompanhamento posteriores poderão ser feitos também na sede do Centro.

"Pessoal, a gente está aqui no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, para inaugurar um espaço que está muito bonito. A gente inaugura neste mês do Agosto Lilás a descentralização do Centro Clarice Lispector que acolhe as mulheres vítimas de violência na nossa cidade. Então agora o Compaz tem essa nova sala, bonita, estruturada, pronta, e principalmente feita com muito amor”, comentou o prefeito na ocasião. 

Para humanizar os ambientes de atendimento às mulheres, as Salas da Mulher foram preparadas com mobiliário e organização adequados no sentido de acolher e evitar a exposição das vítimas. A artista plástica Dani Acioli doou à Secretaria da Mulher um desenho da série ‘Minha natureza é amar, minha fortaleza é amor’, que foi replicado em três grandes papéis de parede, um para cada Sala da Mulher. “Eu quero aqui agradecer a Dani que doou para o Compaz e para essa descentralização do Clarice Lispector esse painel, ela assinou agora. Em nome da cidade, a gente agradece. Eu tenho certeza que quando a gente se junta a sociedade civil, artistas, movimentos feministas, todo mundo junto para defender os direitos das mulheres, a gente avança", disse João Campos.

A artista Dani Acioli ficou feliz em poder contribuir com as Salas da Mulher dos Compaz num momento de enfrentamento à pandemia: "primeiro eu me sinto muito orgulhosa. É um tipo de contribuição que vale a pena ter, e o trabalho ter essa finalidade. Para as mulheres que precisam, a descentralização é importante, ter outros centros e ter espaços de fato de acolhimento. A gente sabe que com a pandemia que a gente está passando, a gente vê casos crescentes de violência doméstica. E ver essa sala, essa cor e esse coração pulsante me faz sentir dando às mãos".

De acordo com a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, as salas dos Compaz já atuavam com medidas preventivas em relação à violência contra a mulher, mas agora o trabalho vai ter uma ampliação importante com a descentralização do Centro de Referência Clarice Lispector. "As salas da secretaria da Mulher dos Compaz tinham o papel de prevenção, faziam rodas de diálogos, grupos de debates, sessões de cinema. Hoje a gente inaugura um novo momento, essas salas vão fazer também primeiro acolhimento e o atendimento da mulher em situação de violência. Qualquer mulher que chegar a sala precisando de ajuda, a equipe vai acolher, acompanhar e fazer os encaminhamentos necessários", esclareceu ela.

A descentralização do Centro Clarice Lispector é uma das ações de um mês de programação do Agosto Lilás da Secretaria da Mulher. Mais realizações serão divulgadas ao longo do mês.

No Brasil, a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, foi um marco para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Para lembrar a data, foi instituído o Agosto Lilás, que visa intensificar a divulgação e conscientizar a população sobre a legislação.