Recife marca presença em evento sobre boas práticas de combate à fome
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da Prefeitura do Recife marcou presença na Oficina da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, promovida pela a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), do governo federal. O evento foi realizado no auditório do Mercado Municipal de Curitiba, entre 1 e 3 de agosto, com o objetivo de debater estratégias para combater a insegurança alimentar nos centros urbanos.
A oficina em Curitiba reuniu representantes de vários municípios brasileiros para discutir a elaboração da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no contexto urbano e viabilizar visitas aos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba. Além disso, o evento também promoveu momentos de formação e construção coletiva sobre o tema.
"No Recife, contamos com diversos equipamentos previstos na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, como restaurantes populares e banco de alimentos, mas devemos avançar ainda mais. Por isso, é muito enriquecedor participar de um evento como este em Curitiba, que é referência na política de segurança alimentar e nutricional, e ter a oportunidade de trocar experiências e dialogar com profissionais de todo o país", reforçou a secretária Executiva da Assistência Social, Geruza Felizardo.
Quem também esteve presente no evento foi a gestora da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, Natália Outtes. "Esse evento marca a volta da segurança alimentar e nutricional para o cenário nacional. E a construção da Estratégia Nacional mostra a importância dos municípios na atuação do combate à fome. É muito gratificante estar aqui, enquanto Prefeitura do Recife, representando o Estado de Pernambuco", contou Natália.
Em maio de 2023, a Prefeitura do Recife retomou as reuniões da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/Recife) com maior número de componentes, subindo de 7 para 19, sendo 13 secretarias e seis órgãos municipais. A Caisan é um órgão deliberativo, de caráter executivo, que tem como finalidade a promoção da intersetorialidade das políticas públicas, dos programas e das ações governamentais.
A reestruturação e ampliação da Caisan é uma das iniciativas da Prefeitura do Recife que reforçam o compromisso com o combate à fome na cidade. O mais recente equipamento da rede municipal de segurança alimentar e nutricional inaugurado é o Banco de Alimentos. Localizado no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, o Banco de Alimentos recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.